Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Esporte

Jiu-Jitsu em Petrópolis

O jiu-jitsu foi criado na Índia e aperfeiçoado no Japão, adicionando torções de articulações, estrangulamentos, imobilizações e alavancas o que tornou a arte mais eficiente numa luta de corpo a corpo e na defesa pessoal.

A academia Physical em Petrópolis junto com a Gracie Humaitá no Rio vem treinando um grande número de lutadores e conquistando medalhas, participando de todo o circuito carioca, entre eles: O Brasileiro, Mundial e Sul – Americano.

O mestre Breno Ângelo, 36 anos, diz que a luta marcial já foi muito forte na cidade há uns 8 anos ,e depois deu uma caída, mas há 3 anos está voltando. Participam do treino crianças a partir de 13 anos, adultos em geral e até mulheres. Breno conta que luta jiu- jitsu desde os 8 anos de idade, é bi-campeão brasileiro na faixa preta, campeão sul-americano, em 2002 ficou em 3º no mundial e em 2003 foi vice também no mundial.

Os alunos da academia reclamam da falta de patrocínio e incentivo ao esporte na cidade. “As inscrições nos campeonatos são caras”, diz Rafael Gonçalves.
Victor Miguez  também pratica o esporte na academia e diz que  em Petrópolis chega a um ponto que fica estável, não evolui mais
Rafael e Gabriel Gonçalves, 22 anos, são irmãos gêmeos, e lutam há 7 anos, ambos conquistando medalhas. Eles gostam tanto do esporte que possuem um tatame em casa.

O jiu- jitsu é um esporte que exige muito da condição física do praticante e é conhecida pela mais eficiente arte marcial.  O esporte ajuda a educar, disciplinar, é uma sociedade de auto confiança , controle mental e físico.

Vantagens:

– Trabalha e define principalmente a área superior do corpo, como braços, ombros, abdômen e quadril.

– Aumenta a resistência do organismo.

– Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória

– Ajuda no raciocínio

Riscos:

– Por ser um esporte de contato, há risco de acidentes ,principalmente esbarrões.

– Os movimentos visam torções nas articulações

– Quando um participantes demora a desistir da luta pode sofrer lesões musculares.

– A orientação adequada é fundamental para diminuir os riscos de lesões.

O Mestre do Jiu –Jitsu, Hélio Grace

Hélio Grace foi o responsável pela difusão do jiu-jitsu no Brasil. Ele nasceu em Belém, no dia 1º de outubro de 1913.
O que poucas pessoas sabem é que Hélio estava morando em um sítio, em Itaipava quando veio a falecer, aos 95 anos, o mestre em artes marciais sofria de leucemia aguda e teve falência múltipla dos órgãos, enquanto hospitalizado pelo hospital Beneficência Portuguesa, em Petrópolis.
Hélio era o mestre com maior graduação em jiu-jitsu no mundo, e também dominava o judô, na qual chegou ao sexto Dan da faixa preta.

Com base nos ensinamentos do pai, os filhos de Gracie tornaram-se referência mundial na prática do esporte e, atualmente, possuem academia na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. “O meu jiu-jitsu é uma arte de autodefesa”, disse Hélio Grace.

Um Comentário

  1. Quero atestar aqui que o Prof. Breno relamente faz um ótimo trabalho aqui em Petrópolis trazendo varias medalhas para a nossa cidade.
    Prof. Raul Quintella – Equipe Raul Quintella de Jiu-jitsu

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).