Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
História

Pioneirismo de Petrópolis

Muitas podem ser as razões para visitar Petrópolis. O veraneio na serra é refúgio para todos que gostam de um bom descanso em um local tranquilo, muito verde e clima ameno. Há ainda os que gostam de agitação, por isso preferem as praias. Mas para os turistas que chegam à Cidade Imperial, além dos pontos turísticos, muita história está envolvida e também espalhada por cada pedacinho da cidade. Um dos aspectos, que é pouco conhecido, é o fato da cidade de Pedro ser pioneira em algumas inovações no Brasil.

Após a aquisição da Fazenda do Córrego Seco, por D. Pedro I, havia intenção do imperador em construir aqui o Palácio da Concórdia, que seria a residência de verão. O major Julio Frederico Koeller foi o responsável pelo planejamento da cidade que surgiu a partir da chegada de imigrantes alemães e a sua instalação nas imediações da fazenda já citada. O projeto do major alemão já se preocupava com o meio ambiente e a povoação foi distribuída com ruas e avenidas nas margens dos rios. Com isso, Petrópolis foi a primeira cidade planejada das Américas.

Na década seguinte, com a colônia crescendo, a vinda da Família Imperial no verão e, com esta, grande parte da nobreza carioca, o acesso pela Estrada da Serra da Estrela era acidentado e demorado. Então, em 1854, através do grande empreendedor Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, foi construída a primeira estrada de ferro do país. A estrada ligava o Porto da Estrela, na Baía de Guanabara, até a Raiz da Serra. O restante da viagem, subindo a serra, era com carruagens.

Com a expansão para o interior brasileiro, a construção de estradas foi um ponto importante para o povoamento. Sendo assim, em 1861, foi inaugurada a União e Indústria, que ligava Petrópolis a Juiz de Fora, sendo a primeira estrada de rodagem do Brasil. Ainda não existiam automóveis, mas com esta via era possível o acesso de carruagens e diligências até a província de Minas Gerais.

E um dos principais e surpreendentes eventos é que Petrópolis, no período em que foi capital do estado do Rio de Janeiro (1894-1903), foi local da primeira exibição de um filme brasileiro em território nacional, em maio de 1897. O privilegiado acontecimento se deu no Theatro Cassino Fluminense, onde hoje se encontra o edifício Profissional. Na ocasião, foram exibidos “Um artista trabalhando no trapézio do Teatro Politeama”, “Bailado de criancças no Colégio Andaraí”, “Ponto terminal da linha de bonde de Botafogo vendo-se os passageiros subir e descer” e “Chegada do trem em Petrópolis”, sendo estes os primeiros a serem filmados em nosso país.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).