Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Tecnologia

Tecnopólo de Petrópolis: desenvolvimento para todos

Prédio do Petrópolis-Tecnópolis, localizado no Quitandinha | Foto: Divulgação
Tecnologia, informação e desenvolvimento econômico fazem parte da missão do Pólo Tecnológico de Petrópolis, que visa fortalecer e integrar empresas de diferentes segmentos para uma maior geração de renda e qualidade de vida para a população. O projeto Petrópolis Tecnópolis, iniciado em 1998, vive hoje o seu melhor momento, atraindo grandes empresas para a cidade.  Telecomunicações, biomedicina e Tecnologia da Informação são alguns dos segmentos presentes no pólo, gerando, juntos, cerca de 400 empregos diretos.

A história do Petrópolis Tecnópolis passou por diferentes estágios até se consolidar como uma importante base tecnológica no município. Firjan, Sebrae e UFRJ se uniram durante esses anos para desenvolver a potencialidade tecnológica na cidade. Diversos estudos foram feitos durante esses anos para oferecer o máximo de qualidade e benefícios às empresas que se instalassem na cidade. Aliado a isso, universidades petropolitanas criaram cursos de graduação voltados para a área tecnológica, além da criação, pelo governo federal, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), promovendo a capacitação da população para atender a demanda futura, vinda das empresas que, mais tarde, integrariam o Petrópolis Tecnópolis.

A primeira grande empresa que iniciou suas operações em Petrópolis foi a Excellion, que oferece serviços e promove pesquisas na área da biomedicina. A empresa foi inaugurada em 2005 e é o primeiro centro de bioengenharia tecidual do Brasil, onde são produzidos tecidos humanos, tais como pele, cartilagem, mucosa, válvulas cardíacas e fibroblastos, até que um dia possa se chegar a produzir órgãos completos, sempre partindo do uso de células-tronco, retiradas dos próprios pacientes. Unindo pioneirismo em pesquisas e investimentos em bases tecnológicas, a Excellion se desenvolve em Petrópolis, gerando empregos e divulgando a cidade como um grande centro de pesquisa na área da saúde.

A principal empresa presente no pólo tecnológico de Petrópolis é a multinacional Orange Business. Pertencente ao grupo France Telecom, a Orange começou suas atividades na cidade há cerca de dois anos e já empregou, aproximadamente, 150 funcionários, divididos em diversos setores. A empresa possui quatro unidades, chamadas de MSC (Major Service Center), localizadas no Egito, Índia, Ilhas Maurício e Petrópolis, que atendem a todos os clientes 24 horas por dia, sete dias por semana. “Petrópolis foi a cidade escolhida para hospedar o novo site do MSC Brasil, pois proporciona importantes vantagens estratégicas, econômicas e operacionais”, comentou Alexandre Gouvêa, vice-presidente sênior de operações e serviço aos clientes da Orange Business Services. “Outro ponto importante é a criação do Centro Petrópolis Tecnópolis, que tem como missão o desenvolvimento da cidade, como um centro de referência para empresas e mão de obra qualificada no setor de tecnologia e telecomunicações”, ressalta Gouvêa.

Os benefícios oferecidos às empresas aliado à qualidade de vida existente em Petrópolis, fazem com que as empresas criem na cidade centros de operações e pesquisas, como é o caso da Info4, considerada a melhor empresa de monitoramento de informação do Brasil. A empresa possui mais de 150 clientes, entre eles Nestlé, Peugeot, Citroën, Bradesco e as empresas do grupo EBX, pertencente ao empresário Eike Batista. A empresa também possui unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo e está em Petrópolis há apenas seis meses, integrando e fortalecendo o Petrópolis Tecnópolis. Para o gerente de operações da Info4, Eduardo Rodrigues, a abertura de uma filial na cidade representou um grande benefício, econômico e estrutural, para a empresa. “Encontramos em Petrópolis, além dos benefícios fiscais, mão-de-obra qualificada e uma boa qualidade de vida, fazendo com que alcancemos resultados cada vez mais satisfatórios nos serviços oferecidos pela Info4”, avalia Eduardo, ressaltando ainda que o objetivo da empresa é continuar ampliando a estrutura na cidade.

Porém, mesmo com todos os benefícios que as empresas possuem, um problema sinalizado por elas é a burocracia existente junto à prefeitura de Petrópolis para a abertura e estruturação das empresas no Petrópolis Tecnópolis. Segundo Eduardo Rodrigues, a Info4 teve seu cronograma de contratações adiado devido ao atraso da liberação dos incentivos fiscais pela prefeitura. “Ficamos dois meses à espera da liberação dos incentivos. A previsão de início das atividades na cidade era para outubro de 2009, porém, só conseguimos iniciar no fim de dezembro. Com isso, estamos com obras e contratações atrasadas até hoje”. São aperfeiçoamentos como esse que ainda precisam ser feitos para que a cidade alcance resultados mais satisfatórios na área empresarial e tecnológica, conseguindo atrair cada vez mais empresas de grande porte para o município.

3 Comentários

  1. A nossa cidade estava precisando disso. O pouco que eu li sobre a empresa me deixou imprecionada. Como faço para fazer parte desta equipe, mas como funcionaria?

    Boa sorte e sucesso.

  2. Adriana,

    acho que vale a pena deixar seu currículo na Orange. Eles estavam precisando de algumas pessoas para trabalharem lá e eu não sei se todas as vagas foram preenchidas, de qualquer maneira, tente =)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).