Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Prefeitura de Petrópolis assina convênio com produtores rurais

Os pequenos produtores rurais têm muito que comemorar. Na manhã da última quarta(28), Dia do Agricultor, foi assinado o convênio que possibilita o fornecimento de produtos agrícolas (legumes, verduras e raízes) por 21 agricultores familiares de Petrópolis, em solenidade realizada na Subprefeitura dos Distritos, no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava.

A partir de 21 de agosto os agricultores irão fornecer mais de 90 toneladas (90.743kg) de produtos para 184 escolas e creches do município, com uma demanda de R$ 150 mil, seguindo a tabela de preços médios da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O acordo assinado pelo prefeito de Petrópolis Paulo Mustrangi; pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA), Nelson Sabrá; pelo secretário interino de Educação, João Carlos Raeder; e pelo presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado do Rio de Janeiro (Apherj) Seção Petrópolis, Justo Mesquita da Costa tem por objetivo valorizar o trabalhador rural, incentivar o aumento da produção agrícola e a diversificação dos produtos cultivados.

Após tantos anos sem incentivo, muitos agricultores já não viam perspectiva para continuar o trabalho no campo, mas essa realidade está começando a mudar. “Estou há mais de 50 anos no campo. O terreno da minha mãe passou para mim, hoje eu trabalho com o meu filho e os meus netos que já estavam pensando em desistir, já começam a ver o campo como uma grande oportunidade. Fico muito feliz”, declarou o presidente da Apherj, Justo Mesquita da Costa.

O secretário interino de Educação, João Carlos Raeder, ressalta a importância dessa assinatura tanto para os produtores quanto para os estudantes, pois através deste convênio os alunos terão acesso a uma alimentação mais saudável e com qualidade.

O contrato assinado é semestral e os produtos serão fornecidos seguindo o cardápio desenvolvido pelo Núcleo de Alimentação Escolar coordenado pela nutricionista Flávia Viana Motta, de acordo com as necessidades nutricionais dos estudantes. Os alimentos serão entregues diretamente nas escolas, com qualidade e com a aprovação dos responsáveis pela merenda de cada unidade escolar. O programa também incentiva o produtor familiar a se regularizar, já que para participar do convênio é preciso cumprir requisitos e padrões de qualidade.

“Nós produtores já estamos nos organizando para aumentar a produção e poder ampliar a quantidade de produtos à merenda escolar. Há muito tempo buscamos por isso, e agora conquistamos esse convênio que vai beneficiar muito o agricultor familiar. É um grande incentivo para o setor no município”, declarou Marco Ávila, da Apherj e do SindRural.

Devido aos investimentos feitos em todo o País, a agricultura vem crescendo e se tornando uma grande geradora de renda e emprego. “Garantir que o produtor possa ficar no campo promovendo o meio ambiente e a tecnologia e mantendo os jovens na área rural é de grande magnitude. É um setor essencial para todos, tanto que hoje a agricultura tem um saldo comercial positivo de 220 bilhões de dólares. É a força do campo no País”, afirmou o presidente da Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Rodolfo Tavares.

Um Comentário

  1. São as “boas práticas” e o “conhecimento da legislação ambiental básica”, entre outras informações, que a pesquisa em andamento na Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo / FAES, com o apoio do NEPA, está procurando conhecer através de uma “análise de percepção ambiental dos produtores rurais do Estado”. A pesquisa vai permitir – tendo como base fatos quantificados – identificar e estruturar ações complementares (preventivas e corretivas), voltadas aos interesses dos produtores..

    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    Grupo sem fins lucrativos
    [email protected]

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).