Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
CidadeEsporte

Petrópolis pode receber seleções em 2014

João Havelange
João Havelange e Reitor da UCP, Eng. José Luiz Rangel

Ontem (12) se iniciou na Universidade Católica de Petrópolis o ciclo de palestras “Reflexões para 2014” e a personagem que abriu o evento foi João Havelange, presidente de honra da Fifa, entidade que dirigiu por 24 anos. O tema do encontro foi “Perspectivas de um visionário empreendedor do mundo dos esportes”.

A expectativa dos presentes, com o Salão Nobre da UCP lotado, era saber se a Cidade Imperial pode receber alguma seleção na Copa do Mundo de 2014 e como pode se beneficiar com o evento. O palestrante não fugiu do assunto quando perguntado:

– “Petrópolis  além do ótimo clima e organização da cidade, tem uma maneira toda especial de receber as pessoas. Está muito próxima do Rio de Janeiro e pode sim receber uma seleção, pois tem tranquilidade para o trabalho. Pode deixar que vou falar com o Ricardo Teixeira”, disse Havelange.

Recebido pelo Reitor Eng. João Luiz Rangel Sampaio Fernandes e por Charles Rossi, secretário interino de Esportes, foi conduzido ao local da palestra onde pode apresentar toda a sua carreira como dirigente da antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos – 1958/75) e Fifa (1974/1998). Havelange tem um extenso currículo na área esportiva tendo participado de duas Olimpíadas (Natação – 1936, Berlim) e (Pólo aquático – 1952, Helsinque).

– “Em toda minha passagem pela Fifa pude ser fiel ao meu desejo de servir. Levei para o mundo, onde tive a felicidade de visitar 186 países, a harmonia do povo brasileiro. No meu país tem miscigenação de raças, religiões e culturas distintas, mas que convivem de maneira pacífica”, declarou ele.

Entre as muitas histórias que pode contar, disse que indicou Manaus e Cuiabá como sedes da próxima Copa, pois o mundo precisa conhecer as maravilhas da Amazônia e o Pantanal. Também falou que teve uma conversa com Jacques Chirac, em 1984, que queria sediar as Olimpíadas de 1992. Na ocasião, o ex-presidente francês era prefeito de Paris e queria o apoio de Havelange na candidatura. O brasileiro já estava fechado com Barcelona, mas deu a Copa de 1998 para os franceses.

Sobre uma possível candidatura de Ricardo Teixeira à presidência da Fifa não descartou, porém também não confirmou. Disse que tem muito carinho pelo dirigente, pois ele foi seu genro e é pai de seus netos. Teixeira já está há 21 anos à frente da CBF e especulam que pode se lançar à Fifa em 2015.

Diz que sempre foi criticado e se isto não mais acontecer é porque não está mais incomodando com o seu trabalho. No fim, deu uma dica aos jovens presentes, inclusive muitos alunos do Colégio Aplicação, no alto de seus 94 anos:

– Caminho para os 95 anos de idade. Não bebo, nunca fumei e nem usei drogas. Acordo todos os dias às 6 horas da manhã e faço entre 1200 e 1500 metros de natação, além de praticar ginástica. Façam esporte!”, concluiu ele.

 

Um Comentário

  1. Ótima matéria!
    Parabéns!

    Muito verdadeira, simples e objetiva.
    Beijos =]

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).