Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Segunda etapa da vacinação contra poliomielite neste sábado


Acontece neste sábado (14) a segunda etapa da vacinação contra a poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de vacinação mais próximos (entre eles estão escolas, igrejas e unidades de saúde) ou ao Centro de Saúde Coletiva Professor Manuel José Ferreira. O horário de funcionamento para os responsáveis levarem as crianças será das 8h às 17 horas.

O Ministério da Saúde tem por objetivo vacinar 95% das crianças da cidade. De acordo com a coordenadoria de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, estão cadastradas na cidade 24 mil crianças até cinco anos de idade, mas o município recebeu do Ministério da Saúde 26 mil doses da vacina. A coordenadoria também lembra às mães sobre a importância de levar o Cartão de Vacinação dos filhos. Caso a criança não tenha o Cartão, ele poderá ser feito na hora.

A Epidemiologia pede que as mães não deixem para levar aos filhos na última hora, correndo o risco de perder a oportunidade de dar as gotinhas os filhos. A vacina contra poliomielite não tem contra-indicação e mesmo as crianças que não tomaram a primeira dose devem comparecer aos postos neste sábado.

Entenda a poliomelite

A poliomielite é causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3).  É mais comum em crianças (conhecida como “paralisia infantil”), mas também ocorre em adultos. A transmissão pode ocorrer através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, formam o grupo de maior risco.

A multiplicação inicial do poliovírus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos). Em seguida, se dissemina pela corrente sangüínea e infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).