Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Posse ganha projeto de reurbanização

Foto: Aline Rickly

Foi apresentada no dia quatro de agosto a primeira versão oficial do projeto de reurbanização da Posse, quinto distrito de Petrópolis, pelo Secretário de Obras, Stênio Nery, pelos engenheiros responsáveis, Rodrigo Seabra e Audir Cony e pelo sub e vice prefeito, Oswaldo Costa Frias. Durante a apresentação estiveram presentes os comerciantes do local, que demonstraram seus receios durante a reunião.

Durante exposição do projeto, o engenheiro explicou quais fatores foram utilizados na hora de produzir a planta do local, levando em consideração o número de pessoas e carros que circulam na Posse, que hoje é pequeno. Através de desenhos em uma planta computadorizada, o engenheiro pôde mostrar o que será alterado no Centro da Posse, que compreende parte da Estrada União e Indústria e da Praça 29 de Junho, entre o posto de gasolina Ipiranga e a padaria Pão Quentinho. Um dos primeiros passos deste projeto é o deslocamento do atual ponto final dos ônibus, que terá um lugar para embarque e outro para desembarque, ambos próximos à Light.

“Quando se faz um projeto não podemos nos guiar pelos dias de pico, que são segunda e sexta, porque assim teríamos que fazer grandes estradas, que na maioria da semana ficariam sem trânsito e seria desperdício do dinheiro público”, alertou Rodrigo. Para o engenheiro, a maior dificuldade foi a parte da rotatória, que compreende onde hoje é o retorno que faz as ligações para as cidades de Areal e São José do Rio Preto. O restante foi apenas questão de arrumação, com iluminação e arborização. Foi ressaltado também que todo este trecho será asfaltado e contará com sinalização, visando a segurança dos pedestres.

Durante a apresentação, surgiram várias dúvidas , como a questão das vagas para estacionar os carros, que seriam reduzidas, e o tamanho das calçadas. A tradicional banca de jornal que está há mais de 30 anos no mesmo lugar, e pontos de táxi, entre outros, seriam prejudicados pela mudança, que causou polêmica. Tanto o Secretário de Obras quanto o vice-prefeito e o engenheiro esclareceram que a partir desses detalhes irão readequar o projeto com bases técnicas, mas que ainda assim será impossível atender às exigências de cada um.

Foto: Aline Rickly


Para o vice-prefeito, esta é uma obra que vai mexer com muita gente e trazer benefícios para a região, valorizando-a.  “A Posse, especialmente, com a implantação do incentivo fiscal – redução do ICMS – terá, sem dúvida alguma, um desenvolvimento social muito grande, com a implantação de indústrias gerando emprego e renda e valorizando os imóveis da região. Em função disso, eu estou muito feliz em estar aqui hoje para debater e discutir com a comunidade o projeto de reurbanização do centro da Posse”, completou Oswaldo, que defende o fato de que as decisões não venham de cima para baixo, mas que sejam demonstradas e euxastivamente discutidas pela população.

A senhora Leila Rinaldi, comerciante, diz que  é louvável que se queiram melhorar as condições urbanas da região e admirou a iniciativa da Prefeitura e da AMAP (Associação de Moradores e Amigos da Posse) em expor o projeto para a população. “É  bastante democrático  que se façam  outras   reuniões,   tentando  obter  ideias  específicas,   dos  próprios moradores, após a   apresentação do projeto”, completou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).