Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
História

O dia do soldado

 

Soldados em formação oficial (Foto:Leticia Oliveira)

O Dia do Soldado é comemorado no dia 25 de agosto e tem como objetivo reconhecer o trabalho dos membros do Exército Brasileiro. Esta data foi instituída para fazer uma homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.

Luís entrou para a História como “o pacificador”, pois  viveu intensamente as palavras de Sun Tzu, militar chinês, “O objetivo da guerra é a paz” e sufocou muitas rebeliões contra o Império.  Comandando as forças brasileiras na Guerra do Paraguai vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias, o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Quando os rapazes completam 18 anos devem se cadastrar em alguma das forças armadas, sejam elas a Marinha, o Exército ou a Aeronáutica.  Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo  zelar pelos direitos constitucionais.

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar, derivado do latim solidarius, que significa alguém que é pago para servir.

Os soldados exercem atividades em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Eles também auxiliam a população em situações de calamidade, como vimos no Sul do nosso país, quando enchentes e barreiras devastaram Santa Catarina.

Quando se referem a soldados, muitas pessoas pensam logo na figura masculina, porém, existem muitas mulheres ocupando o cargo de soldado no nosso país. A primeira mulher soldado do Brasil foi Maria Quitéria. Ela lutou na Bahia, onde os portugueses se recusavam a aceitar a independência do Brasil. Usando um uniforme de homem como disfarce para lutar pela independência do nosso país, por sua coragem e ousadia, ela ganhou uma medalha de ouro de D. Pedro I.

Hoje em dia, na verdade, em vários países do mundo, entrar para as forças armadas não é mais um privilégio masculino. Há mulheres no Exército, na Marinha e na Aeronáutica.  As mulheres fazem parte do batalhão, firmando-se como “militares de carreira” ou “militares temporárias”.’

Existem algumas exigências, por exemplo, para ser militar de carreira, a mulher precisa cursar um dos seguintes estabelecimentos de ensino, a Escola de Administração do Exército, localizada em Salvador, que matriculou a primeira turma de 49 mulheres em 1992, o Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro, que forma militares para o quadro de engenheiros militares, além da Escola de Saúde do Exército, também no Rio de Janeiro, que forma oficiais médicas, dentistas, farmacêuticas, veterinárias e enfermeiras para o quadro de saúde do Exército. Para serviços temporários médicas, dentistas, farmacêuticas, veterinárias e enfermeiras de nível superior que tenham concluído o Estágio de Serviço Técnico, podem se alistar.

As mulheres desempenham os cargos previstos nas mesmas condições dos oficiais de sexo masculino e concorrem às promoções em condições de igualdade com os homens. Os critérios de avaliação de desempenho profissional não discriminam o sexo e o acesso aos postos mais elevados da carreira.

Atualmente, as mulheres ocupam cargos em organizações militares de todas as regiões do País. A maioria das oficiais encontra-se nos quartéis-generais, organizações militares de saúde, estabelecimentos de ensino e órgãos de assessoramento do Exército.

Diferentes fatores levam as mulheres a procurarem a carreira militar, dos quais se destacam a vocação pela profissão, o respeito e a organização que a Instituição desfruta perante a sociedade, a perspectiva de ascensão funcional na carreira constitui mais uma alternativa no mercado de trabalho, estabilidade no emprego, proporcionando um plano de vida, entre outros.

O número de candidatas inscritas nos concursos para as escolas de formação do Exército indica o grande interesse das mulheres pela profissão militar. Quanto ao desempenho, as mulheres vêm correspondendo às expectativas da Instituição, demonstrando possuir habilidades e capacidade para o cargo que desempenham.

Homens e mulheres que lutam pela segurança e pelo bem estar no nosso país, realmente merecem um dia para serem homenageados. A todos que fazem parte do grupo de soldados do Brasil, está aí a canção que todo brasileiro aprende na escola neste dia.

Marcha Soldado

Marcha soldado
Cabeça de papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel.

O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acode, acode, acode a bandeira nacional.

Um Comentário

  1. Realmente o dia do soldado é muito importante,
    pois na minha vida, existe um que é muito especial… esta é uma declaração de amor para o meu noivo quase marido … Gilliard !
    Te amo como nunca amei niguem !!!!!!!!!!!!
    Beijossssssssss…

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).