Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Agenda cultural

Primavera dos Museus começa nesta terça

 

O Museu Imperial será um dos palcos do evento (Foto: Divulgação)

O Museu Imperial e o Palácio Rio Negro receberão a primavera com uma recheada programação. As residências imperial e republicana participam da 4ª Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), de 20 a 26 de setembro. Desde sua primeira edição, a Primavera já reuniu mais de 2.200 eventos em diversas cidades de todo o país. Este ano, o tema é “Museus e Redes Sociais”.

A integração com as redes sociais já é vista pelos museus como uma oportunidade de informação e interação com o grande público. Por isso, o Museu Imperial contará, a partir de segunda-feira (20), com uma página no Twitter, onde postará novidades e fotos. Seu site também entrará no clima da Primavera dos Museus com o “Quem é quem na história de Petrópolis, quem é quem na história do Brasil”, onde o público poderá identificar as pessoas retratadas nas fotografias preservadas em seu Arquivo Histórico. Os educadores também contarão com um espaço no site do Museu Imperial, a “Janela do Professor”, onde será promovido um diálogo entre os professores e o museu, com o objetivo de otimizar estratégias de utilização do acervo para beneficiar escolas e alunos.

“O tema da atual edição da Primavera dos Museus permite que o Museu Imperial intensifique a comunicação com seu público oferecendo opções de interatividade a partir de seu portal. Projetos como ‘Quem é quem na história de Petrópolis, quem é quem na história do Brasil’ e ‘Janela do Professor’ visam aproximar, ainda mais, o público do acervo e dos serviços oferecidos pelo Museu. O principal objetivo é conscientizar o público de que o acervo preservado no Palácio Imperial de Petrópolis pertence a todos os brasileiros. Afinal, ‘Nosso museu, nossa história!’”, afirma Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial.

O Palácio Rio Negro não fica atrás e já conta com um blog, que recebe atualizações frequentes, uma página no Facebook e perfil oficial no Twitter. Para Aluysio Robalinho, administrador resposável pelo imóvel, “as redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação”.

Confira abaixo a programação:

Museu Imperial

21/09
Lançamento do projeto “Meu querido pau-brasil”, em comemoração do Dia da Árvore. A iniciativa do Instituto Pau-Brasil visa despertar o sentimento de responsabilidade ambietal através do plantio de mudas.

24/09
Palestra “A relação do absoluto como fundamento da harmonia entre os homens”, às 9h30, pela professora Lara Sayão, da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

“Um Sarau Imperial”, às 18h30, dramatização onde a Princesa Isabel recebe os amigos para uma tarde de música, poesias e diálogo sobre a história do Brasil.

24, 25 e 26/09
As “Bisbilhotecárias”, dupla de “bonecas” (monitoras) interage com o público no pátio e nos jardins do museu, das 11h às 17h.

26/09
Espetáculo “Som e Luz”, às 20h, com entrada franca (mediante retirada antecipada de ingresso na bilheteria).

 

Visitação terá início no dia 28. (Foto: Nathália Pandeló)
O Palácio Rio Negro reabrirá para visitação no próximo dia 28. (Foto: Nathália Pandeló)

Palácio Rio Negro

24/09
Palestra “O Palácio Rio Negro e suas histórias”, com a historiadora Patrícia Souza Lima, às 19h30. Entrada franca.

25/09
Inauguração da exposição “A República no Traça de Rian”, que vai até 21/11, às 15h, com caricaturas de Nair de Teffé.

Após cerimônia para autoridades e convidados, o Palácio Rio Negro reabre suas portas para visitação, às 17h.

Palestra “Museus e Redes Sociais”, com o analista de sistemas e webdesigner Aluysio Robalinho, às 18h30. Entrada franca.

26/09
Aula extra e gratuita de yoga com o grupo “Todo Dia é Dia de Yoga”, às 9h30.

Serviço

Museu Imperial
Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h

Palácio Rio Negro
Avenida Koeler, 255, Centro
Tels: (24) 2246-2378 / 2246-2423

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).