Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
EntrevistasPolítica

Rumo às eleições: Calixto Barbosa

O Acontece em Petrópolis dá início a uma série de entrevistas conduzidas com candidatos a Deputado Estadual e Federal.

Coronel Calixto Barbosa em entrevista ao Acontece em Petrópolis. (Foto: Nathália Pandeló)

A crescente violência em Petrópolis, a dificuldade de acesso a atendimento de saúde pela população e a necessidade urgente de melhorias no transporte público foram alguns dos pontos que levaram o Coronel Calixto Barbosa a se candidatar a Deputado Federal. De acordo com o próprio candidato, “se há alguém que pode lutar por Petrópolis, principalmente na área de segurança pública, sou eu”.

Sem falsas modéstias, o ex-comandante da Polícia Militar em Petrópolis, posto que manteve por exatos seis anos e três meses, se baseia em sua experiência no comando do batalhão para fazer tal afirmação, e cita orgulhosamente as vitórias deste período, como o cunho social e comunitário dos programas desenvolvidos (o Policiamento Comunitário, implantado por ele, serviu de modelo para outras cidades e também para as UPPS) e a elevação de Petrópolis ao quinto lugar do ranking de cidades mais seguras do Brasil.

Seus planos para a segurança são ousados e vão desde uma atuação completa da Polícia Militar – do contato e atendimento à população a um serviço de inteligência, para investigação e solução dos crimes – ao tempo da pena do preso. “Uma das minhas propostas é de que os presídios sejam privatizados, pois aí vamos lidar com a exigência de produção por parte das empresas. Isso contribui para que o preso seja socializado, para que volte à sociedade com condições de prosseguir a vida. Quando o preso trabalha, confeccionando carteiras para escolas ou produzindo alimentos, isso pode voltar para o país”, afirma.

“Proponho que a pena para o criminoso seja máxima, e a redução de seu tempo no presídio dependa dele mesmo. A cada cinco dias de trabalho, se reduziria um dia da pena. O juiz não precisaria aplicar uma pena específica, e com bom comportamento a pena é muito reduzida – um assassino pode estar solto após quatro anos na cadeia. O Governo Federal já paga para a família de um preso, que não produz nada para o país, e está na Universidade do Crime”, completa.

Este foi o tema que pautou toda a entrevista que Calixto Barbosa cedeu ao Acontece em Petrópolis, embora tenha citado também seus planos para saúde e educação. “Falta ensino profissionalizante, emprego, incentivo ao esporte nas comunidades carentes e atendimento aos idosos, principalmente àqueles que necessitam de cuidados especiais”, avalia.

Injustiças sociais, como a falta de emprego, alimento e atendimento de saúde, são amplamente citadas pelo candidato como as principais deficiências do cuidado oferecido à população, principalmente a carente, e conta com emoção alguns dos casos que presenciou em visita a estas comunidades e, que, segundo ele, “realmente entristecem”.

No entanto, Calixto faz questão de deixar claro que não se candidata por ambições políticas ou convite de candidatos e partidos, mas pela solicitação de trinta líderes comunitários que reconheceram seu trabalho à frente do batalhão. Agora, ele diz que quer fazer mais – e que a cidade precisa de mais. “Se nada for feito, Petrópolis não terá mais seis meses de tranqüilidade”, prevê, denunciando a influência do tráfico e mesmo do Comando Vermelho em bairros da cidade.

Mas nem só de notícias ruins vivem os petropolitanos. De acordo com o candidato, o sonho da univeridade pública é possível para a cidade. “Essa é uma questão de luta e briga. A proposta feita ao Governo Federal deve ser sustentável, com o número de habitantes e o número de escolas na cidade. Somos o segundo município do Estado em número de escolas, e para onde vão esses alunos? É preciso brigar por essa questão”, diz. O abaixo-assinado circulando pela internet mostra que os petropolitanos vão encarar a briga.

4 Comentários

  1. Caro coronel estou aqui apoiando o seu trabalho que no qual no período que ficou a frente do 26ºbatalão desempenhou um excelente trabalho.
    estou pedindo o apoio aos meus amigos e familiares para que continue de forma plausivel o seu trabalho.
    com sastifação venho protestando as mais altas estimas.

  2. a luta foi grande e chegamos até o fim desta batalha, mas temos mais a fazer nesta guerra meu amigo calixto, ainda não sei se o garotinho deu legenda pro senhor, mas saiba que estou até o fim com o senhor nesta luta.

    ” combati o bom combate, encerrei minha carreira e guardei a Fé”

  3. Obrigado pelo apoio. Estou muito feliz em saber que 5.898 pessoas acreditaram e confiaram em mim.
    Realmente, Lozer, a luta foi grande, principalmente pela falta de recursos, mas conseguimos chegar ao fim dessa batalha e considero que saímos vitoriosos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).