Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Tecnologia

Dragão robotizado é a mascote Petrópolis Tecnópolis

Secretário de Ciência e Tecnologia, Nelson Sabrá; professora orientadora do aluno vencedor, Deise Maria C. Goettnauer; o aluno vencedor, Ailton Romário de Souza Granja; e o físico e diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu de Castro (Foto: Ascom)

Um filhote de dragão robotizado e metálico foi escolhido como a mascote do polo Petrópolis Tecnópolis. A seleção foi feita através de concurso realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e pelo Movimento Petrópolis Tecnópolis, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O desenho escolhido foi o do aluno Ailton Romário de Souza Granja, orientado pela professora Deise Maria C. Goettnauer. Ambos foram premiados com um netbook durante a solenidade realizada no último sábado (23) no auditório do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia (LNCC), no Quitandinha.

A ilustração vencedora representa a evolução do Polo Tecnológico petropolitano, mostrando o dragão acessando a internet em um netbook com a Coroa Imperial na tela. Outros 14 trabalhos participavam do concurso, desenvolvidos por estudantes de escolas públicas e particulares da cidade. Os outros quatro finalistas foram Victor Augusto Carvalho Negrão da E.M. Professor Josemar Contage; Lívia de Souza Silva da Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória; Matheus dos Santos Manoel do Instituto Petropolitano Adventista de Ensino (Ipae); e Yara da Trindade Stülpen da Escola Municipal Rosemira Cavalcante. A mascote já foi digitalizada e ganhará as cores do Movimento Petrópolis Tecnópolis, sob a supervisão de seu criador, e representará ações, eventos e instituições de base tecnológica na cidade.

“Foi muito difícil escolher porque foram muitos desenhos interessantes, mas a justificativa apresentada pelo aluno foi decisiva para a escolha da mascote. A comissão foi formada por membros das 15 instituições participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Petrópolis”, declarou Jaqueline Pomin, do Movimento Petrópolis Tecnópolis. A conexão feita pelo aluno entre a vocação tecnológica da cidade e o símbolo da Família Imperial – o dragão – foi fator decisivo para a vitória da ilustração.

Ailton é aluno da Escola Municipal Rubens de Castro Bomtempo, no bairro Vila Felipe. O estudante de 16 anos estava confiante: “Fiz o desenho com muito carinho. Tentei fazer o meu melhor, juntando tecnologia, cultura e a Cidade Imperial”, disse, emocionado com o prêmio.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).