Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
CidadePolítica

Dilma é eleita presidente

Dilma Rousseff vota em Porto Alegre (RS) na manhã de domingo. (Foto: Roberto Stuckert Filho)

A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, venceu o segundo turno das eleições contra José Serra (PSDB) e tornou-se a primeira mulher presidente do Brasil. Rousseff teve 56,05% dos votos válidos, contra 43,95% do tucano.

A petista, que nunca havia se candidatado a um cargo eletivo, baseou sua campanha nos acertos do governo Lula, do qual foi Ministra de Minas e Energia e, posteriormente, da Casa Civil. Em seu primeiro pronunciamento após a confirmação da vitória pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a presidente eleita voltou a afirmar seu compromisso de erradicar a miséria e valorizar a democracia. Rousseff ressaltou o papel da imprensa livre, um dos pontos polêmicos de sua campanha. “Eu vou zelar pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa, vou zelar pela mais ampla liberdade religiosa e de culto. Vou zelar pela observação criteriosa e permanente dos direitos humanos tão claramente consagrados na nossa própria Constituição”, afirmou.

Serra ganha em Petrópolis
Em Petrópolis, o vencedor foi o tucano José Serra, com 58,97% dos votos, contra 41,03% de Dilma. O eleitorado petropolitano soma mais de 238 mil votos, divididos em 687 seções. No entanto, 49.226 eleitores não votaram neste segundo turno, elevando a abstenção a 20,67%. Votos nulos e em branco representaram 10,85% dos votos.

Para Ramon Mello, coordenador do núcleo de campanha de José Serra em Petrópolis, a vitória do candidato na cidade representa o amadurecimento do eleitor petropolitano, que se identificou com as promessas de zelo pela ética e decência feitas por Serra. “O combate à corrupção foi uma das bandeiras do candidato do PSDB, que seduziu o petropolitano, que é um povo que luta contra o descaso com o dinheiro público”, declarou.

Ramon credita o trabalho feito diretamente nas ruas como um dos responsáveis pela vitória do tucano na cidade. “O PSDB petropolitano procurou fazer uma campanha de conscientização e o modelo desenvolvido teve um papel importante nestas eleições. Enquanto a campanha de Dilma Rousseff estava repleta de caciques políticos da cidade, somando-se ao trabalho de alguns sindicatos que se debruçaram na campanha, nós fomos pras ruas com a nossa militância fazendo adesivaços e bandeiraços e entregando material de campanha em domicilio. Além de Petrópolis, coordenei núcleos de campanha nas cidades de Areal e São José do Vale do Rio Preto, onde nesta cidade, o percentual de votos para o candidato José Serra ultrapassou a casa dos 70%. O resultado das urnas já desenha o cenário político bastante promissor para o pleito municipal em 2012”, analisa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).