Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

5º relatório do Comitê de Ações Emergenciais

Prefeitura realiza ações emergenciais e cidade mantém normalidade. Depois da forte chuva no último dia 27, a Comdep realiza retirada de terra das vias. (Foto: Ascom)

O coordenador do Comitê de Ações Emergenciais da Prefeitura, secretário Luiz Eduardo Peixoto, tranquilizou a população em relação aos problemas ocasionados pelo forte temporal que atingiu a região dos bairros Bingen e Mosela no último dia 28. Segundo Peixoto, todas as providências e ações emergenciais já foram tomadas. A secretaria de Obras ficará responsável pela reconstrução das vias públicas e pontes danificadas.

“A Comdep continua realizando a retirada de terra e lama e realizando a limpeza das vias. No setor de assistência social, apenas três famílias continuam no abrigo montado na Escola Municipal São Francisco de Assis. As demais famílias, que estavam no abrigo preventivamente, foram liberadas, pois suas casas já foram vistoriadas pela Defesa Civil e não corre risco de desabamentos. Outras, já foram encaminhadas para o aluguel social”, explicou.

Apesar do temporal, dos alagamentos e deslizamentos de terra, Petrópolis conseguiu mostrar que está mais preparada para as chuvas de verão que em anos anteriores. “Apesar dos problemas em vários bairros, não registramos nenhuma morte. Isso porque, além das ações preventivas tomadas pela Prefeitura, como retirada de lixo das encostas, conscientização e treinamentos de comunidades pela Defesa Civil; dragagem dos rios e demolição de construções irregulares, a própria cultura do petropolitano mudou. Hoje, os moradores de área de risco estão mais conscientes. Denunciam invasões, irregularidades em suas comunidades, buscam auxílio da Defesa Civil, solicitam vistorias. Além disso, saem preventivamente de suas casas e buscam abrigo nas escolas das comunidades. Isso vem evitando maiores tragédias”, frisou Luis Eduardo Peixoto.

Durante todo o período de verão, o Comitê de Ações Emergenciais estará de plantão 24 horas. Toda a estrutura de atendimento emergencial à população está montada e faz parte do Plano de Contingência da Prefeitura. “O Telefone da Defesa Civil é o 199 e deve ser acionado sempre que os moradores sentirem necessidade ou estiverem apreensivos em relação a uma situação”, finalizou Peixoto.

A Defesa Civil registrou 337 ocorrências desde a última segunda-feira (27) quando choveu 130 milímetros em Petrópolis. A maioria dos casos são referentes a vistorias preventivas, além de deslizamentos de terra em terrenos e residências, afundamentos de via e possibilidade de queda de árvores.

As oito equipes da Defesa Civil, que contam cada uma com três técnicos, estão desde a noite da última segunda-feira realizando vistorias, onde já foram vistoriadas 189 ocorrências das 337 registradas. As equipes estão funcionando em esquema integral para que as vistorias sejam feitas no menor tempo possível para atender de forma mais eficiente às solicitações da população.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).