Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
AmbienteCidade

Petrópolis reativará estações meteorológicas

 

Gráfico alerta para risco de transbordamento do rio em Nova Friburgo, que já conta com estações meteorológicas (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Fundação de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), reativará as estações meteorológicas da cidade a partir de abril.

Elas contam com sensores que medem a temperatura, a umidade do ar e a velocidade do vento. Além disso, pluviômetros e linígrafos monitoram o nível do rio. Os dados coletados são então enviados a uma central instalada na sede do INEA. No total, 20 estações ajudarão na previsão de chuva e transbordamento de rios.

A população poderá acessar os dados através do site do INEA, que é atualizado a cada 15 minutos com informações dos sensores de chuva, nível e vazão. Com até seis horas de antecedência, será possível visualizar avisos de tempestades, previsões de chuva forte e transbordamentos em cada região da cidade. As autoridades responsáveis, como a Defesa Civil, a Secretaria do Meio Ambiente, o INEA, bem como associações de moradores e líderes comunitários serão automaticamente alertados, para que possam avisar a população em tempo hábil.

Nova Friburgo já conta com estações meteorológicas. Na noite de 11 de janeiro, as estações emitiram avisos de transbordamento do rio às 18h30, quase seis horas antes da chuva trágica que matou centenas de pessoas na região serrana.

Em Petrópolis, o projeto piloto será implantado no Vale do Cuiabá. Os líderes comunitários serão treinados com identificação de locais seguros que podem servir de abrigos, o processo de informação à população, a leitura de réguas instaladas nos sensores dos rios e também do pluviômetro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).