Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
CidadeHistória

Museu Imperial lança portal com acervo digitalizado

Na próxima sexta-feira (06), às 12h, entrará no ar o novo portal do Projeto DAMI (Digitalização do Acervo do Museu Imperial). Na página, serão disponibilizadas sete coleções, com um total de 746 itens dos setores Museologia, Arquivo Histórico e Biblioteca, que correspondem a 16.908 imagens.

A página estará disponível no endereço http://www.museuimperial.gov.br/portal/projeto-dami-digitalizacao-do-acervo-do-museu-imperial.html. No novo site, haverá uma base de dados completa, por meio da qual será possível realizar buscas através de diversos critérios, acessar imagens em baixa resolução e obter dados detalhados sobre documentos, obras bibliográficas e peças pesquisadas.

A ferramenta permite o acesso livre e gratuito, sem necessidade de logins e senha possibilitando assim maior democratização do acesso ao acervo.

Nesta primeira fase, foram digitalizadas as seguintes coleções: Coleção Visconde de ItaboraíColeção Carlos GomesColeção Sérgio Eduardo LemgruberArquivo da Casa Imperial do Brasil (1º Inventário, 1249-1806); Coleção Família ImperialColeção Família do Conde Modesto Leal; e Coleção Tobias do Rego Monteiro.  Até o final do projeto,  serão digitalizados cerca de 360 mil itens do acervo, o que deve gerar o número estimado de 8 milhões de imagens.

Serviço:

Lançamento virtual do novo portal do Projeto DAMI
Data: 06 de maio
Horário: 12h
Página: http://www.museuimperial.gov.br/portal/projeto-dami-digitalizacao-do-acervo-do-museu-imperial.html

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Site: www.museuimperial.gov.br

 

 

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).