Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
CidadeSaúde

Município precisa de doadores de sangue

O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa está passando por uma fase difícil de captação de doadores

O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, tem passado por uma fase difícil de captação de doadores. Os estoques de sangue não são suficientes para atender a população, pois, o setor abastece muitos hospitais da cidade (exceto o Alcides Carneiro e o SMH – Sociedade Médico Hospitalar)

Para conscientizar as pessoas da importância em fazer a doação, o local sempre realiza campanhas de doação. A mais recente é em comemoração ao dia das mães, que além de homenagear as mulheres, tem o objetivo de aumentar o número de pessoas do sexo feminino na estatística de doadoras. A diferença entre homens e mulheres é muito grande, 70% dos doadores são do sexo masculino.

A enfermeira cooordenadora do Banco de Sangue, Marcela Zilves, acredita que as mulheres doem menos, devido à rotina entre a vida familiar e profissional. O interessante em relatar é que não há diferença de recuperação, entre o organismo feminino e o masculino, após as doações.

As campanhas realizadas não tem sido suficientes, na páscoa mais de mil doadores compareceram ao setor, mas a realidade ainda é preocupante.

” o número de acidentes entre jovens de 18 e 35 anos aumentou muito. Isso requer de nós mais transfusões. Com isso, o número de doadores tem que aumentar, caso contrário não poderemos atender a todos os pacientes” afirma Marcela.

No momento, o ideal seria realizar pelo menos 38 doações por dia, pois essa é a quantia necessária para atender a uma demanda de 500 transfusões por mês. Atualmente, a captação de bolsas tem ficado na média de 25 doações diárias, e o banco continua com o estoque muito baixo, com falta de todos os tipos sanguíneos, em especial os com RH negativo, pois a falta é considerável.

Para se tornar um doador, basta procurar o Banco de Sangue no Hospital Santa Teresa (Rua Paulino Afonso, 447 – Centro) de segunda a sexta, de 7h às 14h ou aos sábados, de 7h às 11h. Somente pessoas entre 18 e 65 anos, acima de 50 kg, portadora de um documento com foto.

 

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).