Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda culturalCultura & Lazer

Concerto de Órgão na Catedral nesta sexta

Gertrud Mesiovsky foi a atração do último concerto realizado em abril. / Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira (27), às 20h, o maestro, Marco Aurélio Lischt,  irá se apresentar na Catedral São Pedro de Alcântara. Até novembro, a Catedral receberá convidados ilustres que farão um concerto especial no Órgão de Tubos uma vez ao mês.  J. S. Bach,  Max Reger , Cesar Franck,  Jean Langlais  e  Franz Liszt fazem parte dos convidados.

Parte da arquitetura de estilo neogótico da Catedral São Pedro de Alcântara, o Órgão de Tubos foi construído por Guilherme Berner , em 1936, e permaneceu sem uso por muito tempo. Após 20 anos parado, foi reinaugurado  em 2010, depois de passar por uma restauração que durou dois anos. Além de receber um sistema eletrônico (tornando-se um dos pioneiros no país), seus 2.100 tubos foram afinados e foi realizada a harmonização para se encontrar o timbre e intensidade do som de cada um deles.

Apenas organistas formados, com conhecimento completo em teclados, estão autorizados a tocar o Órgão de Tubos da Catedral, pois é necessário saber fazer a combinação dos registros do instrumento, uma vez que cada tubo corresponde a um timbre. O órgão é tocado com mãos e pés, sendo o da Catedral composto por 61 notas no teclado, 30 notas na pedaleira  e o maior já construído no Brasil.

A entrada é franca, porém serão distribuídos envelopes para doações espontâneas visando à conservação do instrumento.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).