Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Projeto de revitalização da Rua Teresa é apresentado à população

 

Os recursos para a intervenção na Rua Teresa são provenientes do Prodetur, por intermédio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). / Foto: Divulgação

A audiência pública de apresentação do estudo de viabilidade econômica e do projeto executivo de acessibilidade, urbanização e revitalização da Rua Teresa, realizada na última quarta-feira (25) no auditório da Associação de Empresários da Rua TeresaArte– , reuniu empresários, comerciantes e moradores que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as mudanças que ocorrerão com a chegada da intervenção.

O projeto de revitalização vai abranger o início da Rua Aureliano Coutinho (altura do Teatro Santa Cecília), toda extensão da Rua Teresa e ainda se prolongará até a Rua Chile, em um percurso de 1,6 mil metros. O projeto prevê ainda a manutenção de grande parte das áreas de estacionamento, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, novo mobiliário urbano, iluminação, sinalização, entre outras mudanças. Outro ponto destacado no projeto será o aterramento das galerias para as redes de luz, telefonia, gás e transmissão de dados, além das redes de esgoto e água.

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Agnaldo Goivinho, conduziu os trabalhos de apresentação. Ele destacou a importância da obra para a cidade e disse que “esse era um clamor antigo de comerciantes e moradores da Rua Teresa. Estamos hoje iniciando um processo de melhorias que serão imprescindíveis para o resgate deste que é um dos maiores polos de moda do país”.

O subsecretário de Projetos de Urbanismo do governo do Estado, Vicente de Paula Loureiro, salientou aspectos que farão parte do cotidiano dos comerciantes e empresários da Rua Teresa durante o período das obras. Ele ressaltou que “haverá transtornos e ajustes a serem feitos, mas não a espaço para demagogia. Será necessário muita conversa entre todas as partes envolvidas para que a intervenção cause o menor impacto possível nas vendas”. Vicente também informou que os recursos para a intervenção são provenientes do Prodetur, por intermédio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O montante para as obras em todo estado chega a casa dos 187 milhões de dólares.

A apresentação feita pela empresa responsável pelo projeto abrangeu o estudo feito em campo, a probabilidade de valorização dos imóveis após a conclusão da revitalização e todas as maquetes com as alterações nas vias, com o impacto no tráfego de veículos e áreas de estacionamento. O mobiliário urbano também foi exposto para os participantes, com destaque para as bancas de jornal e o espaço dos ambulantes.

 

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).