Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

Comunidade da Tapera é reconhecida como remanescente do Quilombo

Eloy, Mustrangi e Adão (foto: Ascom)

O prefeito Paulo Mustrangi e o presidente da Fundação Palmares, Eloy Ferreira de Araújo, entregaram hoje o certificado que oficializa a Comunidade da Tapera como espaço remanescente do Quilombo.

Mustrangi destacou que o certificado vai oferecer o início de um processo de melhorias na condição de vida dos moradores da comunidade, empenhando seus secretários para resolver os problemas de iluminação e transporte do local.

A comunidade existe há mais de um século e está localizada em uma área na divisa entre os municípios de Petrópolis e Teresópolis.

Entenda o que eram os Quilombos

Os quilombos eram comunidades de escravos do Brasil que fugiam por não aguentar a situação árdua e difícil imposta pelos seus senhores. Muitos escravos fugiram, como os que formaram o quilombo de Palmares (o mais famoso do Brasil), em Alagoas, na serra da Barriga, no ano de 1600.

Embora não existam mais quilombos por aqui, comunidades remanescentes se instalaram em vários estados do país como: São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Goiás e Amapá.

Estima-se que 2 milhões de pessoas vivam nestas comunidades organizadas para garantir o direito à propriedade da terra. Segundo a Fundação Cultural Palmares do governo federal, os habitantes remanescentes dos quilombos preservam o meio ambiente e respeitam o local onde vivem. Mas sofrem constantes ameaças de expropriação e invasão das terras por inimigos que cobiçam as riquezas em recursos naturais, fertilidade do solo e qualidade da madeira.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).