Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
CidadePolítica

Comissão do Censo entrega relatório até dia 10

 

Comissão investiga contagem do IBGE para a população da cidade (Foto: Divulgação)

O Censo 2010 pode estar equivocado. É a conclusão a que chega a comissão especial da Câmara Municipal instaurada para investigar os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja contagem totalizou 294.652 habitantes em Petrópolis. O cruzamento de informações solicitadas a diferentes órgãos e instituições apontou que a população seria superior a 300 mil.

O motivo da investigação é que, com menos de 300 mil moradores, Petrópolis recebe verbas consideravelmente menores em diversos setores. Segundo calcula o vereador Márcio Muniz (PSC), apenas na área da Saúde, o município pode perder até R$500 mil ao ano.

Os dados foram colhidos junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), à concessionária de energia Ampla, ao Ministério do Trabalho, à Secretaria Municipal de Educação, ao Sebrae, entre outros órgãos. Eles apontam, por exemplo, 51.339 alunos matriculados em escolas públicas e 13.568 na rede privada, além de 238.461 eleitores, um aumento de 23% em relação aos dados do ano 2000. Nesta conta ainda devem figurar outras 5 mil pessoas, número aproximado de idosos que já não votam mais, além de cerca de 8 mil crianças de 0 a 5 anos, não matriculadas.

A comissão recebeu ainda outras informações, solicitadas através de ofício. “A Ampla informou à comissão que Petrópolis tem atualmente 122.332 relógios residenciais instalados. Levando em conta a própria estimativa do IBGE, que considera que cada domicílio tem cerca de três pessoas, o número já ultrapassa os 300 mil habitantes. O cruzamento de informações fornecidas pelo TRE, com dados da Secretaria de Educação sobre o número de alunos matriculados nas escolas públicas indica o mesmo”, explica o presidente da comissão, vereador Gil Magno.

Será levado em conta, ainda, o número de analfabetos, também divulgado pelo instituto. “A comissão encontrou dados muito significativos. Estamos analisando toda documentação, fazendo um levantamento criterioso e cruzando as informações. Para que tenhamos dados concreto. Todas essas informações serão consideradas no relatório final que será encaminhado ao IBGE”, afirma o vereador Wagner Silva (PPS), que vai redigir o relatório final. O documento deve ser entregue até o dia 10 de julho.

Segundo informaram vereadores, diversos locais na cidade não receberam a visita do recenseador. Um ofício protocolado na Câmara por moradores de uma vila no bairro Mosela sobre esta questão foi anexado às investigações.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).