Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Esporte

96 anos de Serrano: história, futuro e festa

Em 29 de junho de 1915, dirigentes do Terra Santa Futebol Clube se reuniram devido à má situação do clube. Naquele dia, foi fundado o Serrano Football Clube, com nome que homenageava o lugar em que nasceram os dirigentes do novo time da cidade. As cores escolhidas para o uniforme foram azul e branco e, com ele, o Serrano foi o primeiro campeão municipal de Petrópolis, em 1918 (e conquistou o tricampeonato nos dois anos seguintes).

O clube teve atuações em outros esportes: hóquei, basquete, tênis de mesa, vôlei. Mas foi no futebol que se destacou. Pelo Serrano já passaram jogadores importantes no futebol brasileiro e mundial: Milton, que defendeu o Brasil na Olimpíada de 1988; Acácio, goleiro reserva na Copa do Mundo de 1990; Anapolina, autor do gol mais famoso da história do clube, em 1980 (veja aqui); Garrincha, um dos maiores craques brasileiros e até Kevin Kurányi, um dos principais nomes do futebol alemão nos últimos anos, já esteve no clube.

Para simbolizar os novos tempos, o Serrano ganhou novo escudo

Nos últimos anos, o Serrano passou por diversos problemas que acabaram interferindo no desempenho dentro de campo. O último título, campeão Carioca da Segunda divisão, foi em 1999. E o clube não disputa essa competição desde 2008, ano em que fez campanha ruim e foi rebaixado à Terceirona.

Com vistas à comemoração do Centenário, em 2015, o clube iniciou, no final de 2010, um grande processo de reestruturação. O primeiro passo foi a chegada de Carlos Alberto Lancetta, diretor esportivo que já teve passagem por grandes clubes cariocas. Com ele e João Henrique Areias, diretor de negócios, foi fundado o Movimento Esportivo Petrópolis (MEP), que apoia o Serrano, além de outras equipes e o esporte da cidade – em tempos de Copa do Mundo e Olimpíada no Brasil.

O primeiro passo não foi alcançado: o Serrano não passou da 2ª fase da Série C do Carioca (a meta era o acesso já esse ano). Porém, são apenas 7 meses de projeto e os progressos já são visíveis. O estádio Atílio Marotti recebe investimentos para ser reformado. Além disso, o clube adotou novo modelo de gestão, similar ao implantado pelo Real Madrid no início dos anos 2000. E se organização e estrutura são vitais para  o sucesso no futebol, o Serrano pode estar no caminho certo para para atingir seu objetivo: estar na elite Carioca no ano seu 100º aniversário.

SERRANO COMEMORA ANIVERSÁRIO

Nesta quarta-feira, o Serrano promove, em sua sede social, uma festa para comemorar os 96 anos do clube. Às 16h, haverá uma apresentação da banda Marcial Wolney Aguiar. Em seguida, o time sub-13 de futsal do Leão da Serra disputará amistoso contra o Grêmio Atlético Petrópolis (GAP). Logo após o jogo, será a vez do grupo de dança Hip-Boi fazer uma apresentação especial.

Serrano e GAP ainda se enfrentarão outras duas vezes durante a noite (nas categorias sub-11 e sub-9). Depois, será a vez do bolo de “parabéns” e, para terminar os festejos, show ao vivo de Felipe Schmitt.

Comemoração do aniversário de 96 anos do Serrano FC

Eventos: apresentação da banda Marcial Wolney Aguiar; amistosos de futsal entre Serrano e Grêmio Atlético Petrópolis (categorias sub-13, sub-11 e sub-9, respectivamente); apresentação do grupo de dança Hip-Boi (após primeiro amistoso); show ao vivo de Felipe Schmitt.

Dia e Horário: quarta-feira (29), a partir de 16h.

Local: Sede social do Serrano FC

6 Comentários

  1. -Querido Clube SERRANO,

    Gostaria de ter indo a festa de (96) anos, mas näo tive conhecimento naquele momento.
    Fui atleta e campeäo de Voleibol, Basquetebol e Futebol, por ëste grande Clube SERRANO, entre os anos (1954 até 1960), desde a idade juvenil até adulto, principalmente, quando este grande Clube, foi presidido e dirigido pelos grandes Sr.Paoni e Germano (dos que me lembro), que gostavam muito de mim. Näo sei como está a memória dos arquivos do SERRANO, para que possam constatar o que estou escrevendo. Na próxima Festa estarei atento para ver se encontrarei algum companheiro daquela época, pois estou morando no Rio de Janeiro desde (1961). Será uma emocäo muito grande.
    Muitas felicidades para todos.
    Gilson José Damasceno de Freitas
    Ex-atleta do SERRANO

  2. Como vai sr. Gilson?
    Estava tentando achar alguma coisa mais sobre o tempo em que meu pai Ronaldo Cruz, jogou pelo futebol do Clube Serrano. Ele tinha ate as faixas de campeao dos anos 1956 e 1957 se nao me engano. Devo ter ainda as fotos dele dessa epoca no clube. Com certeza o sr. deve estar em algumas delas.
    Infelizmente meu pai se foi ja fazem 3 anos. E eu sei o quanto o futebol especialmente nessa epoca foi tão importante para ele.
    Felicidades.
    Glaucia Cruz

    1. Como vai Sra. ou Srta. Glaucia,

      -Embora tardiamente, fiquei muito satisfeito e contente com a sua mensagem do dia (24.10), ao dar continuidade a mensagem enviada por mim ao Clube Serrano em (01.08).
      Nos anos de (1956 até 1960), estava disputando Volei e Basquete (time principal), onde fomos Campeöes nas duas modalidades, e, posteriormente (1961 e 1962), disputei futebol pelo time principal do Serrano, tendo sido Campeäo em (1961). Um dia se houver possibilidade, gostaria de ver as fotos do seu papai saudoso Ronaldo Cruz. Ficarei muito honrado e feliz.
      Muitas felicidades para vocë e família Glaucia Cruz.

      Gilson José Damasceno de Freitas
      Ex-Atleta do Serrano

  3. Fui jogador de futebol do Serrano desde 1959 a 1969, Juvenil e adulto.
    Procuro documentos desta época para ver se encontro alguém, onde eu possa relembrar e matar as saudades.
    Em 65 joguei no aspirantes onde jogou o Zé Carlos, mais tarde foi lateral
    do América e do Santos.
    Hoje mora em Campinas S.P.

  4. Caro amigo Martinho,
    Näo tenho certeza se o amigo está lembrado dos times de Futebol do grande SERRANO, dos anos (1960 até 1962). O seu amigo (Gilson), era o Meio Campo Titular (10), ao longo desses anos.
    Caso näo se lembre, com certeza o seu grande Pai, deverá estar lembrado. Era um grande Time.
    Martinho, se algum dia souber que o SERRANO, fará alguma Festa com os Atletas do passado, caso possa me avisar, ficarei muito satisfeito e honrado. Nos anos atuais encontrar algum remanescente, será muito difícil, mas quem sabe!
    Muitas felicidades para vocë e família.

    Gilson Damasceno

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).