Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Especiais

Acontecendo há um ano

Por Bruno Rodrigues

No dia 06 de julho de 2010 entrava no ar o Acontece em Petrópolis, com o objetivo inicial de ser uma plataforma para um grupo de estudantes exercitar a escrita e trazer reportagens elaboradas sobre assuntos que a população petropolitana desconhecia. Com o passar dos dias, e à medida que o número de visitações ia aumentando, os integrantes viram a necessidade de adequar o portal à vontade de seu público. E mudaram!

Composto inicialmente por 11 estudantes de jornalismo, o primeiro desafio da equipe se deu no Festival de Inverno Sesc 2010. “Nos organizamos para a cobertura do evento e, apesar da maioria do grupo não ter experiência, conseguimos fazer uma boa cobertura que trouxe ao site muitas visitas. Observamos, então, que as pessoas estavam gostando do que escrevíamos, e isso fez toda a diferença para levarmos o site a sério”, relembrou a editora Nathália Pandeló.

Com a vinda do BOPE para execução de uma operação especial em agosto do ano passado, as repórteres Aline Rickly e Gisele Oliveira foram as primeiras a escrever sobre o assunto. “Estávamos na faculdade quando um amigo ligou do Alto da Serra informando sobre a presença dos policiais na cidade. Na mesma hora pegamos as informações, apuramos e colocamos a matéria no ar às 2h daquele dia. Foi cansativo, mas satisfatório”, contou Aline.

Com a boa repercussão desta cobertura, o site aumentou a média de visitações diárias, mas o recorde aconteceu quando em janeiro deste ano, fortes chuvas devastaram  a região  do Vale do Cuiabá, e o grupo trabalhou a fim de atualizar constantemente o portal sobre o que vinha acontecendo. Cerca de 800 visitas eram feitas  por dia ao portal neste período.

Atualmente o site é formado pela editora Nathália Pandeló, as repórteres Aline Rickly, Marianne Wilbert, Gisele Oliveira e o webdesigner Julian Probst. Além disso, colaboradores ajudam na atualização constante do site. Desta forma, desde que foi posto no ar, há um ano, o site já recebeu 500 mil cliques e as perspectivas sobre o site são favoráveis.

Novo layout apresenta a postura profissional adotada

No balanço geral do primeiro ano do site é que observamos o seu sucesso: as 21 editorias e subeditorias receberam centenas de milhares de visitas; 362 comentários foram feitos em 744 matérias que alimentaram o Acontece durante este período. Desta maneira, uma identidade mais moderna, limpa e intuitiva vem para tornar o site mais leve e interativo. “Com isso, estamos reafirmando o compromisso que temos com nosso leitor. Há muitas coisas que acontecem em Petrópolis e gostamos de transmitir isso às pessoas”, falou Nathália.

A preocupação com o texto, o compromisso com a verdade e a qualidade da informação são os direcionamentos de todos os membros da equipe. “É uma oportunidade de treinar e experimentar a vivência jornalística desde já. Estamos tendo reconhecimento e isso só reflete a qualidade do trabalho que estamos desenvolvendo. Fico muito feliz por fazer parte desse projeto”, comemorou Marianne Wilbert.

Dentre as novidades que o site trará, uma série de reportagens relambrando o primeito ano do AeP vai fazer uma retrospectiva de momentos que marcaram a tragetória do veículo. “O Acontece foi a maneira que encontramos de informar a população. Tivemos fatos bacanas que informamos no decorrer deste ano e vamos relembrar nesta série”, finalizou Gisele.

No AeP, acompanhamos atualização constante com matérias diferenciadas de fatos que, muitas vezes, fugiam do nosso conhecimento. Talvez é porque enxergamos nas entrelinhas a idelização de jovens jornalistas pela profissão; talvez seja o sonho de transformar o site em algo cada vez maior e melhor; talvez sejam apenas ilusões, mas o primeiro ano do site provou que não se trata de uma realidade distante. Vemos, a cada dia, o peso que este veículo tem no município e agora, mais do que nunca, estamos informados com o que ACONTECE EM PETRÓPOLIS.

Um Comentário

  1. Parabens para todos os envolvidos em manter um site tão informativo e prestativo para a cidade, seus habitantes e turistas. Muito sucesso e que venham outros aniversários!

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).