Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda culturalCultura & Lazer

Homenagem à portuguesa mais querida do Brasil

Que Carmen Miranda veio de Portugal para fazer história no Brasil, todo mundo sabe. Ironicamente, a Pequena Notável é um dos símbolos mais brasileiros de que se tem notícia – equivalente a Pelé, Carnaval e futebol – e levou o verde e amarelo à terra do Tio Sam. Essa trajetória de sucesso foi lembrada na última terça-feira (05), durante programação do 11º Festival de Inverno de Petrópolis. O restaurante Igualité foi palco para Ana Cristina Sampaio cantar sambas inesquecíveis no Tributo a Carmen Miranda, acompanhada de Guto Menezes (violão, viola caipira e cavaquinho) e Leandro Mattos (percussão, ganzá e pandeiro).

O restaurante ficou cheio para a apresentação do trio, que passeou pelo rico repertório da artista com destreza e entrosamento. A cantora apresentou as mais importantes canções de Miranda, em ordem cronológica, compreendendo os anos de 1935 a 1941. Os sucessos ‘Adeus à Batucada”, “No Tabuleiro da Baiana”, “Tico Tico no Fubá”, “O Que é Que a Baiana Tem” e “Cachorro Vira-Lata” não poderiam faltar. Um pouco da história e vida de Carmen Miranda era revelado entre uma música e outra, costurando a setlist. A bela voz de Ana Cristina e o clima descontraído do evento fizeram com que o público não sentisse o tempo passar e, como já era de se esperar, pedisse ‘mais uma’ ao final.

Guto e Leandro, que também tocam juntos no grupo de chorinho Taruíra, conseguiram recriar os antigos sambas com muita criatividade, cada um se revezando em três instrumentos. Ana Cristina divertiu a plateia com seu belo sorriso e bom humor, garantindo que a alegria das canções de Miranda não fosse esquecida.

A heterogeneidade do público, que ia de crianças a idosos, mostra que Carmen Miranda é atemporal e encanta ainda hoje – brasileiros ou não -, e continua viva em outras vozes, tão belas quanto a sua.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).