Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
CidadeHistória

Casa de Cláudio de Souza é reaberta

Na última terça-feira (12) foi realizada a solenidade de reabertura da Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial, que se transforma em um novo centro cultural na cidade de Petrópolis. O evento contou com uma mesa de abertura, o lançamento da versão em língua inglesa do Guia de Visitação do Museu Imperial e uma leitura de um conto do escritor e dramaturgo Cláudio de Souza.

A casa passou por um restauro de cerca de oito meses e, a partir de agora, será aberta ao público com entrada gratuita. No espaço, foi montada uma exposição dedicada à vida de Cláudio de Souza em Petrópolis e a biblioteca do escritor, composta de mais de 600 obras, disponíveis para consulta pública.

O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., destacou a importância de se abrir a casa à visitação. “O Museu Imperial recebeu esta edificação em 1956, por doação da viúva de Cláudio de Souza, dona Luiza, que satisfazia a vontade de seu marido. Agora, estamos concretizando seu desejo de ver esta casa como um espaço de efervescência cultural. Aqui, serão realizadas exposições, leituras de peças e outros eventos”.

Também esteve presente à cerimônia Cláudio Murilo Leal, presidente do PEN Clube do Brasil, instituição criada por Cláudio de Souza em 1936. “Cláudio de Souza, muitas vezes, é lembrado apenas como um benfeitor, um homem rico que legou seu patrimônio a instituições, como aconteceu com esta casa, doada ao Museu Imperial. Mas é importante que ele também seja lembrado como escritor e dramaturgo, pois teve grande influência no teatro brasileiro”, afirmou.

Serviço:

Casa de Cláudio de Souza

Endereço: Praça de Liberdade, 247, Centro, Petrópolis
Telefone: (24)2245-3418
E-mail: [email protected]
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h – gratuita

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).