Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda culturalCultura & Lazer

Concertos ao Meio-Dia no Museu Imperial

Nesta quinta-feira  (14), às 12h, a Sala da Batalha do Museu Imperial recebe a série Concertos ao Meio-Dia no 11º Festival de Inverno de Petrópolis realizado pela Dell’Arte. O programa terá Prokofieff nº 3 e Rachmaninoff nº 2 com os pianistas Aleysson Scopel e Ronaldo Rolim e versão orquestral de Flávio Augusto.

Aleyson Scopel já se apresentou como solista e recitalista em países das Américas, Ásia e Europa, e é considerado uma revelação da nova geração da música erudita brasileira. Foi solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp), Orquestra Sesi-Fundarte de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), New England Conservatory Symphony Orchestra, Springeld Symphony Orchestra, Wollongong Symphony Orchestra, dentre outras.

Aleyson Scorpel obteve a premiação máxima nos mais tradicionais concursos de piano do Brasil, tais como o Concurso OSB Nelson Freire – Novos Talentos Brasileiros (2003), Magda Tagliaferro (2004) e Artlivre (2005). Foi contemplado também em concursos internacionais entre os quais merecem destaque Corpus Christi International Competition (2003), Hellam Young Artists Competition (2003) e Kingsville Competition (2004). Conquistou o prêmio de melhor intérprete brasileiro no Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos (2006), realizado na Sala São Paulo, e em 2007 o Volunteer Jury Award e o prêmio de melhor intérprete de música de câmara no Concurso Internacional William Kapell.

Foto: Divulgação

Nascido em 1986, Ronaldo Rolim vem se destacando como um importante nome da nova geração do piano brasileiro. Natural de Votorantim (SP), iniciou os estudos musicais com a mãe aos quatro anos de idade. Em 1998 obteve bolsa integral para estudar na Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo, onde foi orientado pelos professores Zilda Candida dos Santos e Armando Fava Filho. Em 2005, após vencer o Grande Concurso Magda Tagliaferro, Ronaldo transferiu-se para os EUA, onde estudou com o pianista Flavio Varani na Oakland University, em Michigan.

Neste meio tempo, Ronaldo, realizou diversos recitais e se apresentou frente a Pontiac Symphony Orchestra interpretando o Concerto No.3 de Prokofiev, sob regência de Greg Cunningham, além de receber os prêmios de Outstanding Student in Piano Performance pela Oakland University e Outstanding Musician pela Mu Phi Epsilon Music Association de Detroit. Em 2007, Ronaldo foi aceito no prestigiado Peabody Conservatory, em Baltimore (EUA), na classe do renomado pianista Benjamin Pasternack, onde concluiu bacharelado e mestrado em Piano Performance; em virtude do desempenho artístico e acadêmico, foi agraciado com o Pauline Favin Memorial Award in Piano.

Com mais de 20 premiações em concursos no Brasil e no exterior, o pianista foi vencedor de certames como os concursos Artlivre e Magda Tagliaferro, em São Paulo, o Concurso Jovens Solistas do Brasil, em Piracicaba e o Concurso OSB Nelson Freire, no Rio de Janeiro, além de ter recebido diversos prêmios por suas interpretações de obras de Bach, Chopin, Schumann, Scriabin e Szymanowski. Em 2010, Ronaldo foi um dos vencedores do James Mottram International Piano Competition em Manchester, na Inglaterra, o que lhe proporcionou executar o Concerto em lá menor de Grieg com a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, sob regência de Owain Arwel Hughes. Em 2011, foi o grande vencedor do Bösendorfer International Piano Competition no Arizona (EUA).

Programa:

SERGEI PROKOFIEV (1891-1953)

Concerto para piano Nº 3 em Dó maior, op. 26
Andante – Allegro
Tema e variações
Allegro ma non troppo
Solista: Aleyson Scopel
Acompanhador: Flávio Augusto

SERGEI RACHMANINOV (1873-1943)

Concerto para piano Nº 2 em Dó menor, op. 18
Moderato
Adagio sostenuto
Allegro scherzando
Solista: Ronaldo Rolim
Acompanhador: Flávio Augusto

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).