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Cidade

Melhorias no projeto de obras da União e Indústria são solicitadas

O secretário de Obras, Stênio Nery dos Santos, se reuniu com engenheiros e fiscais do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e da empresa São Marcos – contratada para realizar as obras emergenciais na Estrada União e Indústria –, na terça-feira (19), para avaliar as condições da pista, que sofreu avarias em um trecho que compreende o trevo de Itaipava, devido às chuvas de fevereiro deste ano.

Foi constatada a necessidade de construção de um muro de contenção de, aproximadamente, 30m de comprimento e 4m de altura, para estabilizar a via, e a recomposição da calçada. A intervenção deve começar dentro de 15 dias. “O cronograma está de acordo com o que foi solicitado e não há preocupação de paralisação das obras, pois foi uma decisão judicial que precisa ser cumprida”, disse Stênio.

A Secretaria de Obras realizou, também, no início do mês, uma reunião com representantes da empresa Engesur Consultoria e Estudos Técnicos Ltda, contratada pelo Dnit para a elaboração do projeto de obras na Estrada União e Indústria, e solicitou a inserção de novas travessias de pedestres, baias para pontos de ônibus e calçadas na via.

O projeto prevê a análise estrutural da rodovia, contenção, sinalização e drenagem, o que tem sido considerada a parte mais delicada pela empresa. “Por se tratar de um trecho urbano, nós temos que entender como funciona o sistema de drenagem existente na cidade. Nessa questão, a prefeitura vai nos ajudar muito com seu conhecimento territorial”, afirmou um dos coordenadores do projeto, Murilo Guimarães.

“Durante a elaboração desse projeto, contamos com a colaboração dos moradores locais para que facilitem o trabalho dos funcionários da empresa Engesur na identificação dos pontos de drenagem”, disse o secretário de Obras, Stênio Nery dos Santos.

A elaboração do projeto de restauração teve início em junho deste ano e deve terminar em seis meses. Enquanto era realizado o levantamento topográfico e a contagem de tráfego da região, já finalizados, a estrada passou a receber recapeamento asfáltico de emergência.

“Essa obra vai gerar uma melhoria nos principais cruzamentos de ligação a bairros como Carangola, Corrêas e Nogueira. A Secretaria de Obras também vai providenciar iluminação pública para a extensão da estrada com lâmpadas eficientes (maior incidência de luz e menor consumo), como as do Programa Luz da Cidadania, assim que for definido o projeto pela empresa responsável”, garantiu Stênio. O secretário acrescentou que novos encontros ocorrerão, periodicamente, durante o período de elaboração do projeto.

Em 2008 foi proposta uma ação, pelo Ministério Público, com o objetivo de garantir a segurança de quem precisa utilizar a rodovia. Na época, a União e o Dnit foram condenados a assumir imediatamente a administração e gestão da estrada, adotando todas as medidas necessárias à sua recuperação e permanente manutenção, enquanto não fossem formalizados os termos de transferência a outras instituições federativas. O estado do Rio de Janeiro também foi condenado a adotar as medidas necessárias para a recuperação e manutenção dos trechos da estrada, incorporados à sua malha viária.

A sentença, de outubro de 2009, reconheceu que a estrada – primeira rodovia pavimentada do Brasil – é federal e que a responsabilidade pela administração é do Dnit, pondo fim à indefinição que perdurou por mais de 20 anos e ocasionou o abandono de trechos nos municípios de Petrópolis e Três Rios.

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