Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Saúde

Dia do enfrentamento às hepatites virais acontece nesta quinta

Amanhã (28), será comemorado o Dia Mundial de Enfrentamento às Hepatites Virais, para isso a Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites B e C, estará com um estande, das 9h às 16h no calçadão do Colégio Pedro II (CENIP), realizando a distribuição de materiais informativos e preservativos.

No local, serão realizados os exames de teste de hepatites B e C, HIV e sífilis. A vacinação contra a hepatite B também será realizada para facilitar o acesso do público jovem.

Sobre as hepatites virais

O que são?

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Sintomas

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas.

Vacina

Atualmente, o Ministério da Saúde oferece vacina contra a hepatite dos tipos A e B.

Hepatite A

A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”.

Hepatite B

Causada pelo vírus B (HBV), a hepatite do tipo B é uma doença infecciosa também chamada de soro-homóloga. Como o VHB está presente no sangue, no esperma e no leite materno, a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível.

Hepatite C

Essa variação da hepatite é causada pelo vírus do tipo C (VHC). Já foi chamada de “hepatite não A não B”. O vírus C, assim como o causador da hepatite B, está presente no sangue.

Hepatite D

A hepatite D, também chamada de Delta, é causada pelo vírus D (VHD). Mas esse vírus depende da presença do vírus do tipo B para contaminar uma pessoa.

Hepatite E

De ocorrência rara no Brasil e comum na Ásia e África, a hepatite do tipo E é uma doença infecciosa viral causada pelo vírus VHE.

Saiba mais em: http://www.aids.gov.br/

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).