Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Esporte

Atletismo é a principal fonte de medalhas nas Olimpíadas

O atletismo é o esporte que mais dá medalhas nas Olimpíadas. Composto por três categorias – corrida, arremesso e salto, com diferentes modalidades em cada uma delas, ele totaliza 51 medalhas. Para representar suas três vertentes, segue o lema: “Mais Alto, Mais Forte e Mais Rápido”. Ou seja, o salto mais alto, o arremesso mais forte e o corredor mais rápido.

A corrida conta com diversas provas como os 100 m rasos, 200 m rasos e 400 m rasos, as corridas curtas. Os 800 m e 1.500 m, as chamadas provas de meio-fundo.  Já os 5.000 m, 10.000 m e a Maratona, são as de fundo. A categoria conta com as corridas com obstáculos: 100 m para as mulheres, 110 m para os homens, além dos 400 m e 3.000 m. E também tem os revezamentos.

Na segunda categoria, arremesso, são quatro modalidades: arremesso de peso, lançamento de dardo, de marte e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior.  Os saltos são divididos em salto em altura e salto em distância.

A Maratona é a prova nobre do atletismo e das Olimpíadas. Sua importância está ligada a lenda que a cerca. No ano 490 a.C., o grego Phelíppedes, considerado o melhor corredor de seu exército, correu cerca de 40 km entre as cidades de Maratona e Atenas, na Grécia, para anunciar a vitória sobre os persas. Após completar o percurso, deu as boas novas e morreu.  Para homenagear o herói grego, nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, a prova foi criada. Até hoje, mais de 100 anos depois, mesmo sem saber, atletas de todo mundo continuam a homenagear Phelíppedes, cada vez que completam uma Maratona.

Um Comentário

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).