Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda culturalCultura & Lazer

III Bunka-Sai em Petrópolis

A terceira edição da festa da colonização japonesa em Petrópolis, o Bunka-Sai , começou às onze horas da manhã do último sábado (06),  na Praça Visconde de Mauá. Várias autoridades estiveram presentes no evento, dentre elas o Cônsul do Japão no Rio de Janeiro Hajime Kimura.

Com o tema Ganbare, Nippon! (Força, Japão!) a coordenadora do evento Kathia Yamamoto explicou que esta edição é especial, pois irá homenagear as vítimas da tragédia que assolou o Japão em março deste ano. “É uma forma de nos mantermos ligados a eles. A nossa intenção além de divulgar a cultura japonesa é mostrar que o povo japonês é perseverante” afirma.

Hajime Kimura, Cônsul do Japão no Rio de Janeiro, contou que esta iniciativa é uma forma de agregar valores para as duas culturas, pois quando há o conhecimento mútuo, há respeito e igualdade. “Essa é uma maneira de integrar os povos. Quando a gente conhece uma cultura diferente e entende, surge união e respeito.” Disse.

Aproximadamente 300 pessoas participaram do evento. Para o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Gilson Domingos da Silva, a festa que  irá aquecer a economia local. “A culinária japonesa já é referência na nossa cidade. Com esse evento, a tendência é aumentar o número de visitantes em Petrópolis, e deixar os hotéis e pousadas cheios” comentou.

Ao longo de nove dias, os petropolitanos contam com exposições, teatro, cinema, música, oficinas, demonstrações de Shiatsu, Bon-odori, Taiko, Budô, Cosplay e Cerimônia do Chá, gratuitamente, na Praça Visconde de Mauá, Centro de Cultura Raul de Leoni, e também, no Museu Imperial.

Confira a programação:

Centro de Cultura Raul de Leoni

Cinema:
Cine Humberto Mauro
06 a 10/08 – Sábado, às 17h e Domingo, segunda, terça e quarta-feira, às 19h.

Sonhos  (Drama)  

Kurosawa nos apresenta oito histórias que, em alguns episódios, nos aprofundam em alguns folclores japoneses, e em outros, discutem temas importantes da história japonesa, como a bomba atômica e a utilização de gases tóxicos nas usinas.

Direção Akira Kurosawa

11,12 e 13/08 – Quinta e sexta-feira, às 19h e Sábado, às 17h.

Ran (Drama)                                                                                                                                                          

É a adaptação para o cinema da obra trágica de Shakespeare, Rei Lear, transposta para o Japão na época dos samurais. Já velho, o chefe da família Ichimonjis decide dividir todos os seus preciosos bens entre seus três filhos, o que gera uma disputa sangrenta entre os irmãos, até um trágico desfecho. Direção: Akira Kurosawa

Exposições:

Galerias Djanira, Aloísio Magalhães, Van Dijk e Espaço Alternativo

06 a 28/08 – Diariamente, de 12h às 19h

Relatório do Terremoto e Recuperação do Japão

Fotos e fatos que retratam os graves acidentes ocorridos na costa do Japão, em março. A tragédia e suas consequências, no setor social, urbanístico, energético, econômico e industrial do país.

Origami

 A mais popular das artes produzidas com papel, conhecida como a  “Arte de dobrar o Papel”.

Mangá

Revista em quadrinhos japonesa muito popular, que encantou o mundo ocidental.  É cheia de cultura, entretenimento, aventura e artes marciais.

Cerâmica “Raku”do Japão   

Raku, que significa alegria, contentamento e felicidade, é um tipo de queima da argila, que seu desenvolvimento e popularização se deu a partir do século 16 no Japão, onde eram queimados os utensílios da cerimônia do chá.

Kokeshi       

Bonecas japonesas manufaturadas em madeira.

Bonsai

Arte de cultivar árvores em miniaturas.

Japão no Brasil 

Itens (utensílios, culinária e outros) que os imigrantes japoneses trouxeram do Japão e que são utilizados no dia a dia dos brasileiros.

Lista de nomes brasileiros escritos com letras japonesas (1.900 Nomes)

Workshops:

Sala Multiuso

06, 07, 13 e 14/08 – Sábado e domingo, de 17h às 18h

Bonsai

08 a 12/08 – Segunda a sexta-feira, de 15 às 16h

Origami

08 a 12/08 – Segunda a sexta-feira, de 14h às 15h

Mangá

06, 07 e 13/08 – Sábado e domingo, de 14h às 16h

Língua Japonesa

14/08 – Domingo, de 13h30 às 14h30 e de 15h às 16h

IKEBANA (Instituto Cultural Brasil Japão, do Rio)

Arte japonesa de arranjos florais

10 e 12/08 – Quarta e sexta-feira, de 16h às 17h

IKEBANA – Infanto-juvenil

Explanação sobre a arte milenar japonesa do IKEBANA, devido a sua importância de respeito à natureza  e alguns itens sobre reciclagem e ecopontos.

Academia Brasileira de Poesia

06, 07, 13 e 14/08 – Sábado e domingo, de 15h às 17h

HAICAI

Composição poética concisa, formada por 17 sílabas métricas, distribuídas em três versos: o primeiro com cinco, o segundo com sete e o terceiro com cinco. O precursor do haicai foi Matsuo Bashô.  No Brasil, o haicai ganhou outras linhas temáticas, recebeu um traço de humor, ironia e crítica social, fugindo do vínculo com a natureza e com as estações do ano.

Demonstrações:

Espaço Alternativo

08 a 14/08 – Diariamente, de 14 às 17h

SHIATSU

Terapia manual desenvolvida no Japão e indicada para tratar e prevenir várias doenças. Utiliza técnicas de pressão em áreas do corpo com o objetivo de atuar na circulação energética, promovendo uma sensação de equilíbrio, vitalidade e bem-estar.

13/08 – Sábado, 13h30 às 14h30 e 15h às 16h

Cerimônia do Chá

A cerimônia do chá não é simplesmente a ação de servir o chá verde, é uma filosofia da vida que há séculos vem influenciando muitos aspectos da vida dos japoneses.

Palestra:

Cine Humberto Mauro

13 e 14/08 – Sábado e domingo, às 16h

Cerâmica do Japão

O que é cerâmica, uma breve história e suas aplicações.Técnica de queima Raku, e filosofia. Movimento Mingei e alguns ceramistas japoneses atuais.

Teatro:

Teatro Afonso Arinos

09 a 12/08 – Quarta, quinta e sexta-feira, às 14h e terça e sexta-feira, às 19h30

A Gratidão da  Garça  

Após salvar uma garça de uma armadilha, Yohyó, um pobre camponês, dá abrigo a uma jovem chamada Tsuu. Ao ver que ele passa por dificuldade financeira, ela se propõe a tecer para ajudá-lo, mas o faz prometer que jamais entrará no quarto de tecelagem enquanto ela estiver trabalhando. Então, o grande desafio de Yohyó será cumprir a sua promessa.

13 e 14/08 – Sábado, às 19h30 e domingo, às 18h

A Sabedoria dos Idosos

Um samurai impiedoso cria uma lei terrível, determinando que os idosos sejam levados para uma ilha onde viverão em condições precárias. Um dia, ele recebe uma carta de um governador vizinho, propondo uma competição de inteligência…

Museu Imperial

Sala da Batalha

13/08 – Sábado, às 16h
Coral CANT’VOX

Pátio

13/08 – Sábado, às 11h
Demonstração De Budô  (Artes Marciais): Karatê, Judô,  Jiu-Jitsu e Aikido.

13/08 – Sábado, às 15h
COSPLAY

14/08  – Domingo, 11h e 14h
Taiko  e  Coral de Valença, RJ

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).