Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Sal pode causar problemas de visão

Quem não gosta de uma comidinha bem temperada? Às vezes até com uma pitada de sal a mais para salientar o sabor. Esses hábitos que aparentemente são inofensivos podem oferecer riscos para a saúde.

Segundo o oftalmologista, Guilherme Tannure, o excesso de sal nas refeições pode comprometer a visão. “O que acontece é que se a pessoa já tem a pressão alta, o consumo de sal em excesso pode acarretar vários problemas e afetar a visão. Por isso é aconselhável que as pessoas prestem atenção na quantidade de sal que estão consumindo” explicou Tannure.

As alterações na visão só aparecem com o passar do tempo e não há sintomas aparentes para que a pessoa possa perceber o início da doença. O correto é procurar uma avaliação médica pelo menos uma vez no ano.

“Nesses casos o paciente só vai perceber alguma alteração após muito tempo, quando o estágio estiver avançado. O ideal é que os pacientes que já apresentam alguma irregularidade, de pressão ou na visão, como catarata, vá ao oftalmologista pelo menos de dois em dois meses para fazer o acompanhamento, e as outras pessoas, uma vez no ano é o suficiente para fazer uma avaliação e se prevenir” Explicou o médico.

A pesquisa de orçamentos familiares realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 revelou que sete em cada dez brasileiros consomem mais sal do que o recomendado, ou seja, 0,5 gramas para crianças e idosos e 0,6 gramas para adolescentes e adultos.

Para se manter saudável e evitar que o excesso, não apenas de sal, possa atrapalhar o seu dia a dia, consuma frutas  e verduras sem moderação, pois esses alimentos são ricos em vitaminas e equilibram as taxas das substâncias que prejudicam o organismo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).