Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Defesa Civil se preocupa com baixa mobilização de moradores

Apenas 35 pessoas compareceram ao curso preparatório para o Simulado de Mobilização Comunitária, a ser realizado para 3 mil cidadãos, de três ruas ( R. Hercília Henriques Moretti, R. dos Ferroviários e R. Oswero do Carmo Vilaça), na tarde do próximo domingo (2). O preparatório aconteceu na noite de ontem (28), na Escola Estadual Rui Barbosa (Alto da Serra) e falou sobre a prevenção contra as consequências de desastres naturais.

“Apenas os recursos tecnológicos proporcionados pelo Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes não é suficiente para que os resultados sejam alcançados. Para salvar vidas e evitar perdas materiais, os moradores das áreas de risco precisam se mobilizar e ter a consciência de como agir em momentos críticos”, afirmou o coronel Francisco de Paula.

O major Gileno Alves de Lima, da Defesa Civil do Estado e Douglas de Oliveira, voluntário da Cruz Vermelha explicaram o que é e como se apresentam os desastres; como funciona a geografia do deslizamento de terra; as maneiras de se evitar tragédias; e porque as comunidades em Petrópolis precisam estar preparadas para fortes chuvas que, historicamente, marcam o verão. “De acordo com a trajetória municipal, é bem provável que em 2012 haja novas situações desagradáveis”, alerta Alves de Lima.

É importante que os moradores afetados tenham preparo para se defender, isolando a área com corda ou uma chamada fita zebrada, e depois ligar para a Defesa Civil.

Além da divulgação na imprensa, a Defesa Civil faz cadastro de casa em casa, através da visita pessoal de agentes para informar e orientar sobre as atividades. Após o toque da sirene, os moradores terão auxílio de placas indicativas que guiam para um dos pontos de apoio do bairro: Escola Estadual Rui Barbosa e Escola Municipal José Fernandes da Silva. Somente após ouvirem um novo alerta, com som diferenciado, os cidadãos ficam autorizados a retornarem às residências.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).