Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
CidadeSaúde

Petrópolis recebe recursos para o SAMU

Foto: Leandro Rabelais

O prefeito Paulo Mustrangi e a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, estiveram reunidos com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na noite da última quinta-feira (21) em um hotel na cidade do Rio de Janeiro para tratar de assuntos relacionados à área de saúde do município. A liberação efetiva dos recursos da União para a instalação do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) em Petrópolis e outras cidades da Região Serrana foi o tema principal do encontro.

Padilha garantiu que “o trâmite de liberação dos recursos será feito de maneira rápida, para que o sistema seja implantado em Petrópolis em um espaço curto de tempo”. O pedido de implementação do sistema foi feito por Mustrangi pessoalmente ao atual ministro, no ano passado, quando o mesmo esteve em Petrópolis para a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro.

Petrópolis receberá a Central de Regulação de Vagas e será a referência para todas as 16 cidades da região integradas ao sistema. A central será responsável pelo atendimento de todas as chamadas 192 efetuadas nos municípios do consórcio. O governo federal vai custear 50% das despesas e o restante será rateado entre o governo estadual e os municípios (25% para cada ente). O GSE, serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros às vítimas de acidentes nas estradas, também será mantido.

“Esse é mais um passo que o meu governo está dando em direção à mudança concreta e organizada na área de saúde. Muitos casos de urgência são resolvidos pelo próprio SAMU, alguns deles nem chegam a ser levados para os hospitais da cidade. Tenho certeza que a saúde em Petrópolis já melhorou muito, mas quero ressaltar que vai melhorar ainda mais, com o apoio que temos do governo federal e estadual”, afirmou Mustrangi.

Além do SAMU, Mustrangi apresentou outras demandas ao ministro, como a certificação de mais cinco leitos de UTI e a habilitação do serviço de oncologia (que será feito pelo Hospital Alcides Carneiro) – projeto que já está em Brasília.

A secretária de Saúde também repassou ao ministro Padilha os pedidos para o processo de habilitação da alimentação enteral do Hospital Santa Teresa (HST); a questão dos procedimentos oftalmológicos (catarata); das cirurgias vasculares e urológicas, além da liberação das emendas parlamentares destinadas à saúde.

O ministro Alexandre Padilha assegurou que cada item apresentado será analisado com atenção pelo ministério, com ótimas chances de efetivação dos recursos e habilitações sugeridas.

“Todos os nossos pedidos, tenho certeza, serão rapidamente resolvidos pelo Ministério da Saúde. Temos um ótimo trâmite com o governo federal e essa condição para Petrópolis é de importância vital. As portas dos ministérios em Brasília estão sempre abertas para a nossa administração. Já resgatamos muitos projetos e recursos que tinham sido perdidos no passado não muito recente”, completou Mustrangi

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).