Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Turismo

Clic! Petrópolis Festival integra fotografia, hotelaria e turismo

O Clic! Petrópolis Festival de Fotografia começa nesta quinta-feira (3) e vai até o dia 27 de novembro. O evento acontece em vários pontos da cidade para mostrar aos visitantes e petropolitanos, o enorme potencial fotográfico existente na região, partindo de seus aspectos históricos até os dias de hoje.

O evento reúne exposições coletivas e individuais, projeções, palestras, oficinas, visitas técnicas, passeios fotográficos entre outras atividades no Centro Histórico e Itaipava, contando com o apoio e a parceria de vários profissionais e diversas instituições, entre elas o Museu Imperial, Casa Cláudio de Souza, CEFET/RJ – UnED Petrópolis e o Centro Cultural FASE.

As atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos, sendo que apenas duas oficinas técnicas apresentam taxa de inscrição, mas com material incluso. Vários temas estão sendo oferecidos como: fotografia com celular, linguagem fotográfica, história da fotografia no Brasil, diversidade de linguagem, tema, formato e suporte, fotografia de natureza, de moda, de gastronomia.

Neste ano, participam do evento alguns nomes conhecidos no cenário fotográfico brasileiro e internacional como: Custódio Coimbra, Gabriel Paiva, Luiz Alvarenga (fotojornalismo), Alexander Landau (gastronomia), Ricardo Cruz (moda), Príamo Melo (natureza) e outros.

Petrópolis e a fotografia

A relação entre Petrópolis e a fotografia sempre foi muito intensa. D. Pedro II, em 1840, foi o primeiro fotógrafo a usar o daguerreótipo. Neste processo criado por Luiz Daguerre, em 1837, não há imagem negativa. Mais tarde, sendo um grande colecionador e mecenas dessa arte, o imperador atribuiu títulos e honrarias aos principais fotógrafos atuantes no país. E esses foram apenas os primeiros passos dessa história fotográfica. Na cidade, também foi criado, um dos mais antigos Foto Clubes do Rio de Janeiro, a Sociedade Petropolitana de Fotografia – SOPEF, fundada em janeiro de 1960.

Confira a programação do evento no seguinte link: http://www.sopef.com.br/clic/

4 Comentários

  1. Eu também não estou conseguindo abrir, é por favor atualizem….

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).