Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Semana da Consciência Negra começa nesta segunda-feira

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será comemorado durante toda a semana em Petrópolis com uma variada programação cultural que começa já nesta segunda-feira (14) e segue até o domingo (20).

Serão vários shows, apresentações de dança folclórica e capoeira, teatro, filmes e outras atrações que valorizam a cultura das raízes africanas.

Toda a programação será aberta ao público, com entrada gratuita. Confira abaixo:

Praça D. Pedro

14/11 – Segunda-feira, a partir das 18h

Bateria da Grande Rio

Show de abertura com André Campanha

Centro de Cultura Raul de Leoni – Cine Humberto Mauro 

15/11 – Terça-feira, às 17h

Preciosa, uma história de esperança (Drama)
Vencedor do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Mo’Nique) e Melhor Roteiro Adaptado (Geoffrey Fletcher), Preciosa traz a história da jovem Claireece “Precious” Jones. Abusada pela mãe, violentada pelo pai e grávida de seu segundo filho, é convidada a frequentar uma escola alternativa, na qual vê a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida.
Direção: Lee Daniels
Classificação: 16 anos

16/11 –  Quarta-feira, às 19h

Em defesa da honra (Drama)
Um dos capítulos mais importantes da história americana e, ponto focal do movimento dos direitos civis, é contado nesta incrível e corajosa história.
Direção: Bill Duke
Classificação: 16 anos

17/11 – Quinta-feira,  às 19h
Amistad
(Drama)
A história remonta ao ano de 1839 e é baseada em fatos verídicos que ocorreram a bordo do navio La Amistad. O filme relata a luta de um grupo de escravos africanos em território americano, desde a sua revolta até seu julgamento e libertação.
Direção: Steven Spielberg
Classificação: 12 anos

18/11 – Sexta-feira, às 19h30

Projeto: No escurinho do cinema com Lacan

Filme: A cor púrpura (Drama)
Baseado no livro de Alice Walker, A Cor Púrpura recebeu 11 indicações ao Oscar em 1985 e já é considerado um clássico do cinema. Ao recriar 40 anos de crises emocionais na vida de vários personagens, o diretor Steven Spielberg fez o filme mais desafiante de sua carreira, capaz de despertar fúria, risos e lágrimas. Com Whoopi Goldberg.
Debatedora: Graça Pamplona, psicanalista e membro do Fórum de Petrópolis.
Classificação: 16 anos

19/11 – Sábado, às 17h

Mãos talentosas
O filme baseado na biografia de Ben Carson (interpretado por Cuba Gooding Jr.), mostra a jornada do neurocirurgião desde sua infância pobre e desacreditada até o posto de diretor de neurocirurgia pediátrica do Johns Hopkins Children’s Center.
Direção: Thomas Carter
Classificação: 12 anos

20/11  – Domingo, às 17h

 

"Preciosa - Uma História de Esperança" é um dos destaques da programação de cinema (Foto: Divulgação)

Em minha terra (Drama)
Langston Whitfield (Samuel L. Jackson) é um jornalista negro norte-americano que é enviado pelo Washington Times à África do Sul, em 1995. Seu objetivo é fazer a cobertura dos depoimentos ouvidos na Comissão da Verdade e Reconciliação, que julga os brutais crimes cometidos durante o período do Apartheid.
Direção: John Boorman
Classificação: 14 anos

Theatro D. Pedro

16 e 17/11 – Quarta e Quinta-feira, de 11 às 18h

África de todos nós

Apresentação artística dos projetos desenvolvidos nas escolas da rede municipal, ao longo do ano, sobre a temática da diversidade étnico-racial, envolvendo diversas modalidades como: dramatização, dança, música e poesia.

O Projeto África de todos nós é uma realização da Subsecretaria de Ensino Fundamental da Prefeitura de Petrópolis.

Classificação: livre

Praça da Liberdade

18/11- Sexta-feira

19h – Abertura oficial

19h30 – Show com Luiz Melodia

Luiz Melodia tem música até no nome. O cantor culmina o estilo eclético que mistura bossa nova, rock, samba, pop, funk, baião, jazz. Sucessos como “Codinome Beija-flor”, “Juventude Transviada”, “Fadas” e “Magrelinha” são canções que marcam seu show solo.

19/11- Sábado

11h – Associação de Capoeira Nagoas

Desde a data de sua fundação (1996) a Associação Capoeira Nagoas, vem colaborando para a divulgação da cultura brasileira através da capoeira, proporcionando aos jovens e moradores de comunidades petropolitanas o acesso à prática dessa modalidade.

12h30 – Cia de Aruanda – Danças afro-brasileiras

Grupo de valorização, preservação e divulgação dos importantes patrimônios imateriais, como Jongo, Coco, Maracatu, Ciranda, Carimbó, Lundu, Afoxés, Bois e Batuque de Umbigada.

14h30 – Cláudia Nunes

Criada nas rodas de samba de Botafogo, Claudia vem mostrando clássicos do samba e da MPB misturados no Samba e Bossa Nova.

16h – Grupo CultuArte Capoeira

Há quase 20 anos divulgando a Capoeira, o CultuArte  fundado por Edimauro Luiz Ferreira (Mestre Pequeno) vem se destacando entre os melhores grupos de capoeira.

18h – André Campanha

Cantor solo de samba e pagode, vem conquistando o coração dos petropolitanos, com seu carisma e alto astral.

20h30 – Nelson Sargento

Sambista e compositor (muitas de suas músicas foram feitas em parceria com Cartola) de cerca de 400 músicas, promete trazer o melhor do samba carioca.

20/11- Domingo

10h – Posse dos Conselheiros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial  – Homenagem a Zumbi

11h30 – Grupo Cordão de Ouro – Mestre Banzo

Com mais de 50 anos de tradição, o grupo apresenta: Capoeira, Maculelê, Jongo e puxada de rede (Pesca do Xaréu)

15h – Imortais do Samba

Homenagem aos mestres  Adoniram Barbosa, Ary Barroso, Candeia, Cartola, Donga, Ismael Silva, João Nogueira, Noel Rosa e Wilson Batista.

17h – Ben Bon

O grupo traz os grandes sucessos de Jorge Ben Jor que ganham arranjos cheios de personalidade percussiva, passeando pelo samba, salsa, afoxé, baião e outras batidas afro brasileiras.  

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).