Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda culturalCultura & Lazer

Taruíra comemora nove anos na Praça D. Pedro

Foto: Mariana Rocha

No próximo domingo (18), a Praça Dom Pedro II estará em festa: o grupo Taruíra se apresenta a partir das 14h, em comemoração ao aniversário de nove anos do sexteto instrumental. O grupo abre o quarto dia do festival Solstício do Som com uma deliciosa mistura de samba, bossa nova, chorinho, ritmos latinos e jazz.

O público poderá relembrar esta trajetória recheada de canções autorais, como “A Pasta do Carlinhos”, “Nas Nuvens” e “Um Cabrito no Capela”, além de composições já consagradas, de Jacob do Bandolim a Waldir Azevedo, passando por Pixinguinha e Beatles.

Em seu nono aniversário, o grupo tem motivos para comemorar: o ano de 2011 marcou o lançamento de seu primeiro DVD, “Nas Nuvens”, e o início da gravação do segundo disco, composto apenas de canções autorais.

Formado por Breno Morais (flauta e sax soprano), Carlos Watkins (sax tenor), Guto Menezes (cavaquinho e viola caipira), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Leandro ‘Tartaruga’ Mattos (pandeiro) e Yuri Garrido (bateria e percussão), o grupo foi composto em 2002 como um trio.

Após quase uma década de Taruíra, a retrospectiva é positiva. “Conseguimos levar adiante uma ideia que nasceu nos fundos da casa da minha avó. Uns foram saindo, outros foram chegando e hoje temos um trabalho que leva alegria, causa o encontro e desperta o coração de todos que nos cercam através da música”, avalia Breno Morais, membro fundador do grupo.

Desde então, o som do Taruíra agregou instrumentos que contribuíram para que o grupo somasse novos ritmos ao trabalho. “Hoje trabalhamos com fusões rítmicas, surpresas harmônicas e improviso na condução dos temas”, explica o flautista.

Após a apresentação do Taruíra, o Solstício do Som continua com o Trio Dubrá e o Trio Dona Flor.

Um pouco de história

O Taruíra nasceu em 2002, como um trio de flauta, pandeiro e violão. O primeiro CD viria em 2007, com 14 canções já consagradas por compositores como Pixinguinha, Tom Jobim, Hermeto Paschoal, Guerra Peixe, Maurice Ravel, Garoto, entre outros.

Naquele mesmo ano, o grupo deu o pontapé inicial em um projeto que viraria sua marca registrada em Petrópolis. As rodas de choro na Praça Frei Aniceto Kroker, no bairro Mosela, começaram como um despretensioso encontro de músicos e rapidamente se transformaram em um evento que atraía centenas de pessoas semanalmente.

Sentindo a necessidade de uma divulgação especializada para o trabalho, em 2010 foi lançado o Taruíra Jornal, que, além de informar o público sobre as atividades do grupo, visava ao aquecimento cultural da região.

O ano de 2011 trouxe para o Taruíra a realização de um sonho. A vontade de produzir um material em vídeo do grupo ganhou uma nova perspectiva sob o comando da ParaRaio Filmes. A produtora juizforana propôs a parceria que levaria à gravação do DVD “Nas Nuvens”, com uma linguagem visual única, em uma combinação perfeita com a identidade do grupo. O trabalho terá distribuição independente, além de ser disponibilizado gratuitamente na internet.

Nestes nove anos de trajetória, o grupo já se apresentou em locais como o Festival Café, Cachaça e Chorinho, 1º Encontro Nacional de Empreendedorismo Cultural, Feira da Providência, Jogos Mundiais Militares 2011, projeto Choro no Werneck e no Festival do Centro Cultural IBEU, no Rio de Janeiro; no Bar da Fábrica e no Café Muzik, em Juiz de Fora; e no Palácio de Cristal, Laboratório Nacional de Ciência e Computação Científica (LNCC), festivais de inverno do Sesc e da Dell’Arte e no Palácio Rio Negro, em Petrópolis, além de projetos e shows em Teresópolis, Nova Friburgo, Paty do Alferes e Belo Horizonte.

Sobre o Solstício do Som

O Solstício do Som é um evento independente que teve início em dezembro de 2010, buscando disseminar em Petrópolis uma ideia já adotada mundo afora: a ocupação de espaços públicos para atividades culturais acessíveis a todos.                               

O evento acontece nas praças D. Pedro II e da Inconfidência entre os dias 15 e 21 de dezembro e reúne alguns dos principais talentos de Petrópolis, do blues e rock ao forró e música clássica.

Serviço
Aniversário do Taruíra
Local: Praça D. Pedro II
Data: 18/12/2011
Horário: 14h

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).