Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Esporte

Petrópolis terá primeira edição da Bicicletada neste sábado

Ciclistas petropolitanos, uni-vos! Acontece neste sábado (24), na Praça D. Pedro II, a Bicicletada. O encontro, marcado para as 16h30, tem como objetivo integrar os apoiadores deste meio de transporte na cidade, conscientizar os usuários de outras formas de transporte da importância da bicicleta como uma maneira de melhorar a fluidez no trânsito e, é claro, pedalar.

Esta será a primeira edição do evento em Petrópolis. A ideia inicial é que a Bicicletada seja realizada aqui uma vez a cada mês. Cidades como Macaé, Barra Mansa, Niterói, Nova Friburgo, Resende, Rio das Ostras e o Rio de Janeiro também aderiram ao movimento no estado.

“A ideia de fazer uma Bicicletada aqui em Petrópolis surgiu de uma simples conversa entre amigos, então utilizei do melhor recurso de divulgação atual, as mídias sociais, para fazer o evento, que é totalmente legal e não infringe nenhuma lei de trânsito. O objetivo principal é conscientizar a população sobre o uso da bicicleta, para que com isso possamos ter uma qualidade de vida um pouco melhor aqui na nossa cidade. O que a gente quer, na verdade, é que o ciclista seja mais respeitado, porque ele é uma forma de desafogar o trânsito de uma maneria totalmente limpa”, conta o organizador, Guilherme Avelino.

A Bicicletada é um movimento para reivindicar o espaço do ciclista nas ruas, e está presente no Brasil e em Portugal. O objetivo é divulgar a bicicleta como um meio de transporte sustentável e ecológico, além ajudar a criar condições favoráveis para o uso deste veículo. Com os slogans “um carro a menos” e “nós somos o trânsito”, o movimento busca também mais respeito para os ciclistas por parte dos motoristas.

Serviço
Bicicletada
Data: 24/03
Horário: 16h30
Local: Praça D. Pedro
Classificação: livre
Participação gratuita

Um Comentário

  1. Fiquei bastante contente com noticia sobre o renascimento da Bicicletada em Petrópolis.

    Mas a bem da verdade e em reconhecimento aos pioneiros do movimento na cidade, informo que o lançamento da Bicicletada em Petrópolis aconteceu em abril de 2004 junto com as primeiras cidades Brasileiras que acordavam para o compartilhamento das ruas por um meio de transporte mais saudável.
    Ao longo das varias edições realizadas, sempre nos últimos sábados do mês com ponto de concentração em frente a Catedral. Foram distribuídos a motoristas, pedestres e ciclistas cerca de 12000 panfletos e folders com os artigos alusivos a Bicicleta do código Brasileiro de Transito, com propostas para implantação de ciclorrotas, ciclofaixas, paraciclos, bicicletários, e com o eminente estrangulamento das principais vias de acesso a cidade, enfim, exortando a bicicleta como uma das formas de melhorar a mobilidade das pessoas na cidade.
    Todas edições da bicicletada realizadas foram registradas em planilhas de presença com assinaturas e respectivos documentos, fotos e o numero de folhetos distribuídos. Em algumas edições tivemos o acompanhamento da midia local (TVs e Jornais) que pode ser facilmente constatado consultando os arquivos das mesmas.
    Embora o movimento fosse totalmente desvinculado de qualquer liderança política ou comercial (como aliais preconizam as diretrizes mundiais do movimento) Lamentavelmente as autoridades locais pouco se sensibilizaram com o movimento, não aceitando a bicicleta como um veículo conforme o determinado o CBT e pior ainda não regulamentando sua circulação na cidade como determina o mesmo CBT.

    Para ilustrar um dos endereços remanescentes do movimento na net.
    http://br.groups.yahoo.com/group/bicicletada-petropolis/.

    Um abraço e parabéns pelo reinicio do movimento,

    Carlos Gustavo Kersten

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).