Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Comitê de Ações Emergenciais estuda medidas preventivas

Foto: Daniel Carvalho

Durante a última reunião do Comitê de Ações Emergenciais, realizada na quarta-feira (16), foram discutidas medidas para o período de estiagem durante os meses de inverno. Foram debatidos os mecanismos que serão utilizados para inibir problemas de queimadas clandestinas e a comunicação nos períodos em que o comitê é acionado.

A utilização apenas de celulares se mostrou ineficiente nas chuvas de janeiro. Para resolver o problema, foram adquiridos 43 rádios, distribuídos às entidades participantes do comitê, que receberão também capacitação para sua utilização. O objetivo é aprimorar o contato entre os membros, com a maior utilização de radioamadores e o uso de frequência exclusiva durante o período de uma possível calamidade.

“É necessário que façamos essa preparação no período de estiagem para que estejamos aptos a responder rapidamente quando as chuvas chegarem”, declarou o coordenador do comitê, Luis Eduardo Peixoto.

Já o responsável pala Coordenadoria de Defesa Civil, coronel Francisco De Paula, ressaltou a importância dos simulados que vêm acontecendo nas comunidades e a utilização dos rádios no último dia 10.

“O Estado determina que os principais municípios atingidos pela catástrofe de janeiro de 2011 – Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim -, contemplados com o Sistema de Alertas e Sirenes, realizem todo o dia 10 de cada mês, às 10h, simulados de preparação em áreas de risco. Em nossa cidade, temos 18 torres com sirenes e diversos pontos de apoio. Estamos fazendo nossa parte, mas é necessária uma mudança de cultura das pessoas que pensam que nunca serão afetadas, mas que vivem nessas áreas”, destacou o coordenador.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).