Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
CidadeEducação

IDEB mostra que Petrópolis cresce na estatística a cada ano

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado pelo Ministério da Educação, mostrou que o estado do Rio de Janeiro conquistou o melhor índice de desenvolvimento e Petrópolis, por sua vez, conquistou um aumento de 5% na média dos anos finais do Ensino Fundamental.

“Os resultados obtidos do IDEB demonstram que o município está numa crescente em estatísticas, visto que em 2005 tínhamos um IDEB de 1º ao 5º ano de 4,1 e em 2007 subimos para 4,4. Em 2009 fomos para 4,6 e saltamos para 4,9 em 2011. Além disso, do 6º ao 9º ano tínhamos um IDEB de 3,5 em 2005, e, em 2007, ele era de 3,7, passou para 4,0 em 2009 e, no ano de 2011, saltamos para 4,2”, explicou Cláudia Quintanilha, secretária de Educação.

O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e também através das médias de desempenho nas avaliações do Inep e Saeb – para as unidades da federação e para o país, além da Prova Brasil – para os municípios. O indicador reúne dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente à sala de aula.

De acordo com um levantamento feito pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação, em 2009 a rede municipal possuía 41 escolas com IDEB abaixo do índice nacional. Já em 2011, dessas 41, algumas não possuíam quantitativo de alunos suficiente para realizar a avaliação (somente as que tiverem um quantitativo de alunos igual ou superior a 20 alunos por turma que podem fazer a Prova Brasil).

Sendo assim, apenas 26 realizaram a avaliação de 1º ao 5º ano; 13 unidades já ultrapassaram a meta traçada para 2013 pelo MEC e duas já estão na meta. O levantamento também comprovou que das 26 escolas que fizeram a prova de 6º ao 9º ano, 14 já estão acima da meta estipulada para 2013 pelo MEC.

De acordo com o MEC, o índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Verifique o IDEB da instituição que seu filho estuda aqui: www.portalideb.com.br

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.

Um Comentário

  1. Cade o transporte escola da DOM PEDRO DE ALCANTARA como querem que as criança consentre nas aula si os memos tem que anda quase 4 kilometros todos os dias

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).