Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
CidadeTecnologia

Petropolitano tem ideia aprovada pelo Google Creative Sandbox

Quem nunca foi interrompido num momento importante por uma ligação irrelevante? Não seria ótimo poder ficar ocupado para determinadas pessoas? Foi pensando nisso que o petropolitano Bernardo Gall teve a ideia do “Modo Ocupado” e a inscreveu no Google Creative Sandbox.

Ao colocar o celular no Modo Ocupado, o som e a vibração seriam desativados, mas as conexões permaneceriam ativas.  Vejamos como isso funcionaria na prática, com os exemplos abaixo:

Pedro quer convidar Fernando para uma festa, então telefona para o amigo. Antes de completar a ligação, recebe um pop-up com o seguinte aviso: “Fernando está ocupado. Esta ligação é realmente importante? Sim / Não”. Automaticamente, sem fazer qualquer som ou vibrar (para não atrapalhar a reunião), o celular de Fernando adiciona uma notificação: “Pedro tentou te ligar enquanto você estava ocupado. Clique aqui para retornar a ligação”, a qual Fernando verá após a reunião e assim, poderá decidir se retorna a ligação ou não.

Ao terminar a reunião, Fernando tira o celular do modo ocupado. O status anterior do aparelho quanto às configurações de som e vibração é recuperado e imediatamente Pedro (e quaisquer outras pessoas que tenham tentado contato durante o tempo que o celular estava em modo ocupado) recebe(m) uma notificação: “Fernando não está mais ocupado. Clique aqui para realizar a ligação”. Caso Pedro retorne para Fernando antes que ele tenha visto a notificação da tentativa de ligação durante o modo ocupado, este aviso desaparece do celular de Fernando.

Agora vejamos o que aconteceria se a pessoa escolhesse “sim” quando fizesse a ligação:

Professor Ted vai começar sua aula e põe seu celular em modo ocupado. Barney está com muita vontade de jogar laser-tag, e precisa convidar seu amigo Ted. Ao receber a mensagem “Ted está ocupado. Esta ligação é realmente importante? Sim / Não” imediatamente clica em “Sim”. Então, o celular de Ted vibra e recebe uma ligação normal, como se estivesse apenas em modo silencioso. Ao terminar a ligação que interrompeu sua aula, aparece um pop-up no celular do Ted: “Esta chamada era realmente importante? Sim / Não” e Ted clica em “Não”.

Barney é então adicionado a uma black-list temporária, que expira assim que Ted sai do modo ocupado. Desse modo, Barney não vai mais atrapalhar a aula de hoje. Ao sair do modo ocupado, Ted tem a opção de notificar ou não os contatos da black-list que não está mais ocupado e também opta por editar o contato do Barney e marcar o campo “Sempre adicionar a black-list quando estiver em modo ocupado”.

Observemos ainda uma terceira possibilidade:

Harvey é um advogado muito requisitado e toda semana está em sessões no tribunal, das quais não pode ser interrompido. Até então, não fazia sentido por seu celular em modo ocupado, pois era mais conveniente para ele iniciar o modo avião ou mesmo desligar o aparelho. Porém, agora que está prestes a ser pai, precisa receber as ligações de sua esposa de qualquer maneira. Harvey então acessa as configurações do seu aparelho e seleciona “Não receber ligações em modo ocupado” e assim ,só receberá notificações de todos os contatos (e estes receberão um pop-up somente informando que o Harvey está ocupado, mas sem a opção de escolher se a ligação é importante, portanto, não conseguem completar as ligações).

Edita então o contato da sua esposa e marca “Sempre receber ligações, mesmo em modo ocupado”, que é uma opção com prioridade maior que a anterior. Assim, ele vai ter certeza que caso seu telefone toque, é porque ele tem que voar para o hospital.

A melhor ideia ganha um investimento de R$ 35 mil, uma viagem para sessões de coach na sede do Google, nos EUA, além de um videocase para divulgação.

Você também pode participar ao enviar sua ideia para: http://www.creativesandbox.com.br/

Para votar na ideia de Bernardo é muito simples: basta clicar em g +1 no seguinte link: http://www.creativesandbox.com.br/ideia/440005/Modo_Ocupado

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).