Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Agenda culturalCidade

Lojas de Itaipava investem em ambientação musical

Foto: Rodrigo Sôssa

Atrair o consumidor e, ao mesmo tempo, proporcionar um ambiente agradável. É com esse objetivo que os mais variados setores do varejo investem continuamente em agregar o que antes eram considerados elementos improváveis à experiência de compras. A estratégia vai da utilização de aromas a sons, sempre buscando uma nova forma de agradar os clientes.

A ideia é estimular os sentidos de quem compra. A música é o recurso mais utilizado em lojas, de agências de viagem a concessionárias de automóveis. A proposta vai além do amplificador na porta, tocando os sucessos mais recentes de cantores da moda para anunciar promoções e queimas de estoque. O investimento dos comerciantes está cada vez mais voltado para agregar estilo e personalidade ao seu empreendimento.

A seleção do som ambiente já virou ciência. Empresas especializadas nesse mercado desenvolvem a trilha sonora para o comércio com base em uma análise do público alvo e o estilo musical que mais o agrada e combina com a ocasião. O serviço oferece playlists personalizadas que podem até ser transferidas para mídias digitais e prontas para execução em qualquer lugar.

Essas empresas são as personal music stylists. A tendência tem até nome: sound branding, ou seja, o desenvolvimento da associação sonora de uma marca. O objetivo é vinculá-la a uma identidade musical que combine com o produto oferecido e seu consumidor em potencial.

Em Itaipava, esse tipo de ação já é comum e a palavra-chave é sofisticação. É o caso da Metalica Home Design. Especializada em ferragens, acessórios para casa e decoração, a loja fará um verdadeiro lounge em seu showroom na próxima sexta-feira (07) e também no sábado (08). O saxofonista e flautista Breno Morais se apresentará acompanhado do DJ carioca Marcio Sants, fazendo uma mescla inusitada de música eletrônica e instrumental.

A técnica pode não ser novidade, mas é crescente. Além de fazer a festa nas pistas de dança, a combinação do sax com a pick-up é também presença garantida em eventos corporativos e espaços comerciais – tanto que Morais tem a agenda lotada de parcerias com os DJs Papagaio, Vitor Ventura e Maurício Lage.

Os trabalhos são variados e frequentes, de showrooms a shopping centers. Nesses casos, o duo costuma privilegiar as vertentes mais relaxantes da música eletrônica.

“Na pista de dança das boates, é possível combinar o instrumento a cada momento do set agregando algo orgânico à batida. Mas o lounge está ali para presentear o cliente com algo belo que vale a pena parar para assistir”, explica Morais, que se apresentou no último sábado no Shopping Itaipava.

As inserções ao vivo da flauta e do sax tenor, pouco comuns às live sessions de música eletrônica e, principalmente, às lojas, não passam despercebidas pelo consumidor. Elas são uma aposta certeira para aguçar a curiosidade até dos compradores menos prováveis.

“O instrumento interage com o DJ, sempre colaborando para a sonoridade. O sax pode tanto animar o público quanto dar mais sofisticação à música, e é por isso que a procura por esse tipo de ambientação está cada vez maior por parte dos comerciantes. É uma estratégia que vem agradando ao público, até porque é versátil, já que é possível aliar a música instrumental e a eletrônica a vários estilos, do chill out ao rock”, conta o saxofonista.

A escolha não é despropositada: a trilha sonora é uma influência decisiva na compra. Afinal, ela ajuda a estabelecer uma atmosfera mais agitada ou relaxada de um ambiente, o que pode contribuir de forma significativa nos hábitos de consumo. A trilha leve dá a sensação de ritmo mais lento e menos urgência. Já as canções agitadas podem criar um clima descontraído e acelerar a tomada de decisões.

Para o cliente, a música contribui para agregar valor à marca e à própria experiência da compra. Para o empresário, é um investimento com resultados em curto e longo prazo, já que costuma levar a uma loja cheia e à fidelização do consumidor. Para o músico, é um novo mercado que ganha cada vez mais força. Todos saem ganhando.

Serviço

Lounge na Metalica Home Design

Data: 07 e 08/09

Horário: na sexta, das 15h às 20h; no sábado, das 16h às 21h.

Endereço: Estrada União e Indústria, 10.793 – Itaipava – Petrópolis/RJ

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).