Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Segundo turno tem mais de 16% de votos inválidos

Apenas 77% dos 241 mil eleitores de Petrópolis escolheu um dos candidatos a prefeito no segundo turno das eleições municipais neste domingo (28). Mais de 54 mil pessoas não compareceram às urnas e, dos 186 mil votos, 23.328 foram nulos (12,48%) e outros 7.806 (4,18%) foram em branco.

No primeiro turno, o número de votos válidos foi maior: cerca de mais 10 mil pessoas votaram, representando comparecimento de 81% do eleitorado. A quantidade de votos nulos, no entanto, aumentou no segundo turno. No dia 07 de outubro, 18.042 votos foram anulados, além de 10.004 votos em branco.

Parte desse aumento pode ser um reflexo do movimento Primavera Petropolitana, que organizou uma manifestação pelo voto nulo na última sexta-feira (26), em frente à Câmara Municipal. A uma semana da eleição e com a realização de ações diárias na Praça D. Pedro II, o grupo do movimento no Facebook, onde surgiu a mobilização, ganhou 307 novos membros.

Os apoiadores da causa escolheram a cor laranja – do botão “corrige” da urna eletrônica – para representar sua insatisfação. “O descontentamento é de toda uma geração que jamais teve a oportunidade de votar em um bom projeto pela cidade, mas ficou entregue às opções impostas por outros interesses políticos que não o de construção de um projeto pela cidade. O movimento não pretende mudar nada agora, mas continuar depois das eleições pela construção de um eleitorado mais informado e crítico”, explicou João Felipe Verleun, um dos idealizadores.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).