Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda culturalCultura & Lazer

Dia da Poesia é comemorado na Casa Raul de Leoni

A Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni comemora nesta quinta-feira (14) o Dia da Poesia, uma referência à data de nascimento de Castro Alves, e a ABP aproveita este marco para comemorar também seu 30º aniversário este ano. Por isso, a abertura do ano acadêmico e a posse da nova diretoria acontecem na sexta (15), às 19h, na Casa de Claudio de Souza.

Catarina Maul, ao lado de sua equipe, foi eleita presidente no dia 2 de fevereiro. Ela se tornou a terceira mulher a presidir a Academia, desde sua fundação, sendo antecedida pelas poetisas Edith Marlene de Barros e Vera Abad.

Pedagoga, produtora cultural, escritora, coordenadora de vários projetos poéticos nos últimos 20 anos, inclusive os principais concursos de poesia realizados na cidade durante 15 anos, recebeu na sexta-feira, dia 8 de março, o prêmio Mulheres de Ouro 2013.

Três décadas de história

A Academia passou por algumas modificações desde sua fundação, quando nasceu Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni, pelas mãos dos poetas e obstinados agentes culturais Joaquim Eloy dos Santos, Fernando Costa, André Heidmann e Paulo Cesar dos Santos.

Por ser a primeira academia de poesia do Brasil e na intenção de agregar valores de outras localidades nacionais, Hamilton Lopes, um dos seus presidentes, teve a inspiração de transformá-la em Academia Brasileira, o que ocorreu em 2006. A última grande modificação se deu com a implementação do novo estatuto, em dezembro do ano passado, quando a mesma ganhou mais 10 cadeiras titulares, na intenção de agregar poetas não mais somente do estado do Rio de Janeiro, mas oriundos do Brasil inteiro.

A diretoria conta ainda com José Luiz D’Amico (vice-presidente), Leandro Rodrigues (secretário), Vera Abad (tesoureira), Angelo Romero (diretor de Cultura) e Arnaldo Rippel (diretor de Relações Públicas).

Programação recheada

A ABP tem várias atividades programadas para o ano de 2013, entre chás poéticos, palestras, saraus, mesas redondas, leituras dramatizadas e projeto escola. O acerto memorial da Academia será reorganizado e divulgado, trazendo à tona os imortais que fizeram da Academia Brasileira de Poesia uma entidade renomada em todo o Brasil e outros países.

Um Comentário

  1. Que lindo, equipe maravilhosa que faz um jornalismo dinâmico e sério.
    Obrigada por tudo!

    Catarina Maul

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).