Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Petrópolis vai realizar tratamento de chorume

A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) deu início ao transporte para o tratamento do chorume do aterro sanitário de Pedro do Rio. O material vai ser tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da empresa Águas do Imperador.

A iniciativa cumpre mais uma determinação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para manter o funcionamento do aterro, que segundo a prefeitura, está com a licença vencida desde junho de 2012. Hélio Dias, presidente da Comdep, afirmou que os representantes do Inea reconheceram que as exigências reapresentadas pelo órgão já estão sendo atendidas pelo atual governo, como o destino final do lixo hospitalar, que foi solucionado de imediato com a contratação emergencial da empresa Aborgama, que é especializada nesse tipo de resíduo. Além disso, a companhia está trabalhando em um projeto de melhoria da drenagem das águas pluviais do aterro, com uma proposta para a utilização do biogás:

“O importante é que conseguimos atender prontamente a mais uma exigência do Inea, contratando uma empresa especializada no transporte diário de chorume. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente já fez o projeto de reflorestamento e recuperação do talude do aterro. Estamos agora contratando um suporte técnico em engenharia ambiental para a elaboração de um plano de avanço. Só depois de cumpridas todas as exigências do Inea, vamos poder  solicitar a renovação da licença do aterro de Pedro do Rio”, explicou Hélio Dias.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).