Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

FGTS é liberado para vítimas das chuvas

A Prefeitura de Petrópolis e a Caixa Econômica Federal iniciaram nesta segunda-feira (03) o atendimento para a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores que tiveram suas casas afetadas pelas chuvas de março deste ano. O atendimento aconteceu no Posto Avançado instalado no mesmo endereço da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e da secretaria de Habitação (Rua da Imperatriz, 264, Centro). Até o final do expediente, mais de 130 pessoas tiveram o pedido de liberação do FGTS concluído.

O prefeito Rubens Bomtempo esteve no local ao lado da secretária chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, e conversou com os moradores que buscavam o benefício. “A liberação do FGTS é um passo importante e irá ajudar as famílias a reconstruírem suas vidas”, disse. Também presente no local, o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, ressaltou o empenho pessoal do prefeito para viabilizar todo o processo. “A liberação do Fundo de Garantia foi uma conquista do prefeito para as vítimas do desastre de março. Esse recurso está vindo em um momento oportuno e pode auxiliar na reconstrução de algumas habitações danificadas, assim como na compra de novo mobiliário”, explicou.

O rodoviário Luiz Alberto de Paula Alonso foi um dos que fez o pedido de liberação de FGTS. “Minha casa está interditada e atualmente estamos incluídos no aluguel social. Essa iniciativa do prefeito irá ajudar a população afetada pelas chuvas”, disse o rodoviário, ao lado da esposa Ângela.

Outro que esteve no Posto Avançado foi Marcelo La Greca. Com a casa interditada, ele vive com a família num imóvel alugado no bairro São Sebastião e pretende usar o dinheiro para retomar a vida com a família. “É uma medida importante e, vai nos ajudar bastante nesse momento”, completou.

O saque do FGTS é um benefício previsto no decreto 5113 de 22 de junho de 2004, que também estabelece os requisitos mínimos para a obtenção do fundo em decorrência de desastres naturais. Todos os que residem em imóveis atingidos pelas chuvas de março deste ano e que possuem registro de ocorrência na Defesa Civil terão direito ao benefício.

O pedido de liberação do FGTS é realizado mediante a apresentação dos seguintes documentos, todos com original e cópia: documento de identidade, carteira de trabalho, comprovante de residência (contas de água, luz, extrato bancário que tenham sido enviados pelo correio até o dia 17 de março). O comprovante de residência deve conter o mesmo endereço que consta no registro de ocorrência da Defesa Civil. Outras informações podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 0800 726 0207 .

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).