Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Açougue com carne sem procedência é interditado

Foto: Divulgação

A Secretaria de Fazenda interditou na manhã desta quinta-feira (06) mais três estabelecimentos no centro da cidade, durante a operação de choque de ordem iniciada no dia dois de maio e que tem como foco prevenir e orientar os empresários sobre adequação fiscal, código de posturas e normas de vigilância sanitária. Em dois açougues da Travessa Vereador Prudente Aguiar, carnes sem procedência, péssimas condições de higiene, alimentos expostos à poeira e fora da refrigeração foram alguns dos problemas encontrados, o que resultou em interdição dos estabelecimentos. Na Rua Paulo Barbosa, um bar foi interditado pela vigilância sanitária devido às péssimas condições de higiene do local. Os estabelecimentos terão um prazo de até 15 dias para se adequar às exigências antes de voltar ao funcionamento.

A operação teve início na Praça Alcindo Sodré, de onde os 18 agentes, dois auxiliares e sete guardas civis partiram em duas frentes, para a Rua Paulo Barbosa e Travessa Vereador Prudente Aguiar. No primeiro açougue interditado, próximo à Galeria Vila Rica, foram encontradas carnes sem procedência, linguiças penduradas em suportes enferrujados, expostas à poeira e sem refrigeração. No balcão frigorífico, onde os produtos ficam armazenados para exposição, o vidro estava quebrado e com lodo. O bar localizado no abrigo de ônibus da rua Paulo Barbosa também foi interditado devido à inadequação das condições sanitárias.
Nos dois açougues, cerca de 350 quilos de carne foram inutilizadas e apreendidas pela fiscalização, incluindo frangos e bifes temperados. Em um deles, o alvará estava vencido há aproximadamente dois anos e havia insetos no depósito, localizado na sobreloja.

“Nós estamos aqui para cumprir a lei do código de posturas, é a volta da fiscalização na rua, que ficou abandonada nos últimos quatro anos. Nós encontramos carne jogada no piso do freezer e da câmara de refrigeração sendo comercializadas, carne moída em cima do balcão, fora da refrigeração. Isso prejudica a saúde do povo”, disse o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa.

Outros problemas encontrados no comércio local foram a inadequação de alvará e letreiros sem licença. As bancas de jornal também foram intimadas a remover publicidade inadequada às normas do código de posturas do município, algumas delas com produtos à venda sobre as calçadas e que precisaram ser removidos.

“O nosso objetivo principal é orientar os empresários sobre as adequações necessárias para o funcionamento dos estabelecimentos, mas há circunstâncias em que precisamos interditar”, esclareceu o diretor de fiscalização, Ernane Dias.
Desde o início da operação, um total de seis estabelecimentos comerciais foram interditados, dos quais três já se adequaram e voltaram ao funcionamento regular. Além destes, um tanque de combustível instalado ilegalmente no interior de uma loja de material de construção, em Corrêas, foi interditado e o proprietário intimado a removê-lo imediatamente. Em relação às irregularidades de publicidade, Itaipava foi o local onde foram encontrados o maior número de problemas. A operação de secretaria de fazenda terá continuidade nos próximos dias em diversos pontos da cidade.

3 Comentários

  1. Há mt tempo que isto deveria ter sido feito, agora que já ganharam mt dinheiro, vendendo td e td tipo de mistura para nós, para eles, nd acontece, e para nós ficou a decepção de saber que compramos, com pessoas em que confiavamos, e tornamo-nos até amigos,estou mt decepcionada e triste com o acontecido.

  2. será que eles tb comeram da mesma carne que nos venderam e deram tb aos seus famíliares, deveriam fazer mais vezes,ñ só em açougues, mas no comércio em geral, se vc for a um depósito de carnes, ou a um depósito de supermercados, ou de um hortifruti, vc fica apavorado, e fica sem comer nd, morre de fome, experimente ir, vc nunca mais quer comer fora ou comprar mais neste ou qualquer estabelecimento, falo por experiência própria ok.

  3. A respeito do açougue vitrine não so confio como tambem sou consumidora de todas as mercadoria que asseguro serem de excelente qualidade e atesto que toda afamilia do proprietario comem desta mesma carne

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).