Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
CidadeSaúde

Programa “Melhor em Casa” pretende montar equipes médicas para atendimento domiciliar

Com o objetivo de reduzir as filas nos hospitais e oferecer um tratamento domiciliar, a Secretaria de Saúde está finalizando o projeto de inclusão do município no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), chamado de Melhor em Casa, promovido pelo governo federal. A proposta é que duas equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e/ou fisioterapeuta sejam montadas para realizar o atendimento domiciliar.

O serviço será prestado na casa das pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. “O programa ajuda a desocupar os leitos nos hospitais de emergência e de apoio, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família”, explicou o secretário de Saúde, André Pombo. A equipe contará também com profissionais de apoio, como nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros.

O custeio do programa é feito pelo governo federal que repassa cerca de R$ 50 mil por equipe. “Pelo projeto, Petrópolis teria direito a duas equipes, mas estamos tentando viabilizar junto ao Ministério da Saúde a inclusão de mais uma equipe”, disse o secretário. De acordo com o programa, cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

O novo serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, 12 horas por dia e, em regime de plantão, nos finais de semana e feriados. Os pacientes terão visitas regulares das equipes e serão monitorados. A frequência das visitas acontecerá conforme o estado clínico e avaliação de cada paciente.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).