Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Colunas

[Coluna de humor] Espionagens, Dilma e Tom Cruise

A presidente Dilma cancelou os preparativos da viagem de visita oficial aos EUA. Nada de férias na Disney esse ano, presidenta. Isso porque, segundo os jornais, as denúncias de espionagem por parte do serviço secreto dos americanos abalou um tanto as relações entre o nosso país e o deles.

É a lei do mais forte, ou você espiona ou será espionado. Entre países sempre foi assim. Ou será que Brasil não espiona ninguém? Bom, talvez o Brasil não espione mesmo. Nossa “CIA” chama-se ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), possui pouco mais de sete anos de vida e não sei se dariam a todo esse trabalho.

Uma agência que recruta seus “agentes secretos” por concurso público e que até pouco tempo divulgava os nomes dos aprovados no Diário Oficial, não é lá muito inteligente…

Que venham as críticas, mas sou contra 90% dos concursos públicos e qualquer forma de estabilidade oferecida pelo governo. Funcionário tem que ter aptidão, passar por testes práticos e recrutamentos seletivos elaborados.

Todo mundo sabe que o brasileiro é o povo do “deixa disso”, “amanhã a gente vê”, “política é chato” e “eu voto mesmo é no amigo do meu amigo”. Sim, esse é o brasileiro. As coisas estão mudando, as gerações estão evoluindo, se educando e vai melhorar cada vez mais, mas esse ainda é o brasileiro. Esse é o nosso soneca.

Assistir a filmes em que o governo americano investe pesado, tantos milhões, para mostrar ao mundo seu poder bélico e suas armas tecnológicas, fazendo com que nós venhamos a sair estonteados, excitados e satisfeitos dos cinemas por anos e anos, e  ainda achar que, por algum, motivo seríamos especiais e que nunca seríamos alvo, é muita inocência.

Provavelmente somos alvo há muito tempo, sejamos plausíveis: temos uma relação com Cuba há mais de 100 anos, nada contra, mas é claro que somos alvo. E a nossa floresta, nossa diversidade? Toda a produção de primeira linha que enviamos direto aos poderosos? O que foi a crise do tomate no Brasil, se nossa produção continuava fluindo? Nossa crise era a crise deles. Por tudo isso, já éramos alvos. O fato de Edward Snowden ter aberto o bico, não significa que o Lula, a Dilma e muita gente graúda já não soubessem. Mas com o povo sabendo pega mal, tem mesmo que fingir que está triste, presidenta.

Por algum motivo não consigo imaginar o Tom Cruise com uma roupa maneira, descendo de ponta-cabeça dentro do Palácio da Alvorada, tirando fotos, colocando câmeras e saindo de forma sutil até que um carro modernoso possa vir resgatá-lo. Mas consigo imaginar o Will Smith, com um terno preto em frente à presidenta dizendo a ela: “Sai! Sai desse corpo e volte para o seu planeta, esse disfarce está horrível!”.

paulo vinniciusPaulo Vinnicius, é comediante stand up , roteirista, publicitário com MBA em Gestão de Marketing pela UFRJ,  dá aulas na Miami Ad School / ESPM . Faz palestras sobre empreendedorimo com foco em criatividade para empresas e universidades;
www.paulovinnicius.com.br

Facebook.com/paulovinniciuscomedy

Twitter: @paulovinnicius

As opiniões contidas não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da publicação.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).