Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Secretaria de Educação anuncia projeto Outubro nas Escolas

Foto: Raquel Cordeiro

Nesta última quarta-feira (4), durante encontro com professores de instituições educacionais da Posse, foi anunciado o projeto Outubro nas Escolas que vai promover a integração de todos os profissionais da educação de Petrópolis. Para atender as 180 escolas da rede municipal, serão realizadas 10 reuniões, em instituições centrais para cada região da cidade.

O projeto contará ainda com palestras motivacionais a serem realizadas nas próprias escolas. Também foi anunciado o curso de educação inclusiva, que terá como público-alvo os educadores. “Essa ideia surgiu de uma reunião nossa com os profissionais de educação infantil. Eles nos comunicaram a dificuldade que estão tendo em lidar com crianças portadoras de necessidades especiais”, contou a subsecretária de Educação, Rosilene Ribeiro.

“Durante o próximo mês estaremos reunidos com os profissionais de todas as escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), vamos integrar todas as equipes, desde o zelador até as diretoras e conversaremos com todos, ouviremos as sugestões e iremos apresentar quais investimentos tem sido feitos na Educação”, explicou Mônica Feitas, secretária de Educação.

Segundo Mônica, até o final deste ano, o foco será redimensionar administrativamente as escolas. “Estão em pauta questões como matrículas, espaço físico e pessoal, regimento escolar, proposta curricular do município. E tudo isso será discutido e construído de forma democrática”, assegurou.  Ela ainda falou sobre o projeto Caminhos da Escola, que garante onze ônibus para o transporte dos alunos, dos quais três já foram entregues e sobre a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

Ainda este mês começará a reformulação da proposta curricular do Ensino Fundamental e será encaminhado à Câmara um projeto de lei para possibilitar a votação das diretoras de escolas. A secretária terá encontros com professores do 4° ao 9° ano para que a proposta da reformulação curricular seja revisada de maneira democrática e participativa. A previsão é de que a proposta esteja pronta em dezembro e, em fevereiro de 2014, seja entregue a todos os profissionais. “A proposta pedagógica do município é de 2005 e a educação é dinâmica, precisamos revisar”, assegurou a secretária.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Luiz Fernando Vaz, o secretário de Segurança Pública, Luis Cláudio Calixto Barbosa, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Igor e o vereador Ronaldo Ramos. O encontro contou ainda com a participação de representantes da Escola Municipal Oswaldo da Costa Frias, da Escola Municipalizada Beatriz Zaleski, do CIEP Gabriela Mistral, do CEI Ângela Maria da Conceição Silva e do Centro Educacional Crescer Sabendo Ser.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).