Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
CidadeEducação

Aula pública no Coreto da Praça da Liberdade

Na próxima quinta-feira (26), o Coletivo Vinagrete dará continuidade ao projeto “Ocupa Coreto” com aulas públicas no Coreto da Praça da Liberdade, às 19h.

Desta vez, o professor de História da rede pública e particular de ensino, Norton Ribeiro, irá ministrar a aula “A tradição petropolitana no mundo do trabalho”. Estudioso do tema, Norton pretende apresentar a história do movimento operário na cidade.

“Em nossa cidade, o início dos movimentos sociais com maiores reflexos podem ser localizados já em fins do século XIX e início do século XX, quando dezenas de fábricas têxteis e as oficinas da Leopoldina Railway empregavam milhares de trabalhadores. Naquela época a exploração era intensa sobre a classe operária e os trabalhadores não tiveram alternativa a não ser se organizar e lutar. Formaram associações beneficentes que deram origem aos sindicatos; havia greves em várias ocasiões e com diversos grupos de trabalhadores, como a greve de menores de 1910 ou a greve dos padeiros do mesmo período”, comenta.

Uma prévia de sua aula pode ser lida aqui.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).