Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Diversidade Cultural e Visibilidade LGBT é o tema da III Caravana Itinerante de Direitos Humanos

A partir da próxima terça-feira (1), o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Petrópolis (CDDH) realiza a III Caravana Itinerante de Direitos Humanos – Diversidade Cultural e Visibilidade LGBT, que se encerra na sexta-feira (4).

Na quarta-feira (2/10), a Mesa de Abertura acontece na Fase/FMP a partir das 9h. Às 9h30, o tema do fórum será “Família homoafetiva e direitos”; às 10h10, “Educação e Juventude”; às 13h30, “Saúde LGBT”; às 15h, haverá o Grupo de Trabalho e às 17h, o encerramento.

Seguindo a programação, o Centro de Cultura exibirá filmes na quinta-feira (3/10). De 9h às 13h, serão exibidos “Elvis” e “Madonna”. Após o almoço, das 14h às 18h, será a vez de: “Entre as pernas”, “Patrick 15” e “Orações para Bobby”.

Já no último dia, das 14h às 22h haverá uma oficina aberta com Rosa Paranhos e um espaço aberto para demais intervenções voluntárias. A partir das 17h30, ocorrem shows, sendo o Grupo TPM, o primeiro a se apresentar, na sequência tem a banda Catsuit às 19h, e a Tribo de Gonzaga encerrará o evento às 21h.

O grupo Evidentes fará três interferências urbanas levando reflexões sobre temas que atingem diretamente a população LGBT, tais como:

1 – Vestido de Noiva
No dia 1º de outubro, às 9h, um ator do sexo masculino estará caracterizado de noiva caminhando pelas calçadas da Rua do Imperador, com um exuberante vestido acompanhado de uma sombrinha-véu, que se estende por quase 10 metros e onde se encontrarão descritos os 29 direitos negados a casais de homossexuais por não poderem se casar no civil. Ao lado da noiva, uma atriz estará vestida de noivo, com uma cartola gigante, bengala–buquê, e carregando em seu blazer uma bandeira LGBT.

2 – Teatro Quase Invisível
Esta intervenção acontecerá de surpresa, quando alguns atores simularão cenas de homofobia e preconceito em locais estratégicos da cidade, causando uma situação, que por parecer real, levará a população a uma reflexão sobre estas problemáticas nas vidas dos homossexuais. No final será revelado que é uma encenação e será distribuído o material de divulgação da Caravana.
Os locais selecionados para a intervenção e os horários em que elas acontecerão serão decididos no dia, impedindo que haja uma notificação anterior. Tal interferência é uma inspiração do “Teatro Invisível” criado por Augusto Boal.
Estas ações acontecerão na quinta-feira (3).

3 – O Enforcado
Para o encerramento do evento, os membros do Evidentes apresentarão uma cena de enforcamento em praça pública, levantando o questionamento dos motivos que levam muitos jovens homossexuais ao suicídio.
Baseados nos índices alarmantes que demonstram que a maioria dos jovens suicidas são homossexuais, e trazendo parte das histórias de pessoas reais que cometeram tal ato, a ideia do grupo é levar a reflexão sobre os malefícios secundários decorrentes do preconceito.
A cena será apresentada três vezes no intervalo dos shows que acontecerão na sexta-feira (4), com horários previstos para às 19h, 20h e 21h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).